Manaus, 15 de março de 2025
×
Manaus, 15 de março de 2025

Cenário

Prefeitura entregou apenas 2 dos 14 ônibus elétricos prometidos

Ao Portal AM1, David Almeida disse que a demora para entregar os veículos é culpa da empresa vencedora do certame, que não está cumprindo com o seu papel.

Prefeitura entregou apenas 2 dos 14 ônibus elétricos prometidos

(Fotos: Divulgação/IMMU/ Antonio Pereira/Casa Civil)

Manaus (AM) – Com a promessa de entregar 14 ônibus elétricos à cidade de Manaus até o final de 2023, parece que o prefeito David Almeida (Avante) falhou em seu objetivo, pois conseguiu concretizar somente duas entregas em setembro de 2023.

Ao Portal AM1, nesta terça-feira (11), David Almeida disse que a demora para entregar os veículos é culpa da empresa ALICERCE ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM PROJETOS SUSTENTÁVEIS LTDA, vencedora do certame, que não está cumprindo com o seu papel.

“Nós temos uma licitação concluída. A empresa que ganhou, infelizmente, ela não está conseguindo cumprir o propósito. Ela é a vencedora do certame; porém, não está entregando. Nós estamos com os recursos na conta, licitação pronta e a empresa não consegue entregar os ônibus. Esse é um problema que nós estamos administrando e tentando resolver esse problema”, garantiu o chefe do Executivo municipal.

Procurado pelo Portal AM1, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que os dois ônibus elétricos entregues no ano passado pela gestão circulam pela capital e foram comprados pelas empresas do transporte público urbano de Manaus.

Segundo o órgão de fiscalização, a gestão municipal espera contar com mais 12 ônibus elétricos que já estão em fase de viabilidade para as empresas interessadas adquirirem os veículos; no entanto, não informou quanto essas unidades de veículos elétricos custaram aos cofres públicos.

Mas, no mês de setembro do ano passado, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), anunciou R$ 34,9 milhões para investir em 12 ônibus elétricos, em parceria com a Prefeitura de Manaus.

Conforme o prefeito, durante a entrega do primeiro veículo, havia a possibilidade de que mais coletivos elétricos fossem entregues a Manaus em 2024, mas, já estamos quase na metade do ano e, até o momento, somente duas unidades estão disponíveis aos manauaras e poucas pessoas realmente conseguem ter acesso ao veículo.

A promessa de David Almeida era de que o coletivo seria um “agente transformador” no processo de descarbonização do ar e traria benefícios ao meio ambiente. David Almeida também prometeu implementar 10 paradas de ônibus com ar-condicionado ainda em 2023, mas até o momento, não há nenhuma na capital.

 

LEIA MAIS: