Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

Prefeitura estuda aumentar áreas com o serviço ‘Zona Azul’ em Manaus

Uma hora de utilização do serviço custa R$ 3,50 e o motorista pode permanecer na mesma vaga por até três horas.

Prefeitura estuda aumentar áreas com o serviço ‘Zona Azul’ em Manaus

(Foto: Divulgação / Ageman)

Manaus (AM) – Em alusão aos 1000 dias da gestão David Almeida (Avante), o prefeito de Manaus já estuda, em breve, contemplar a capital amazonense com mais área do serviço de estacionamento coletivo Zona Azul, operado pela empresa Consórcio Amazônia, Tecnologia de Trânsito da Amazônia SPE – Ltda., detentora da outorga do serviço, conforme contrato nº 014/2015.

Atualmente, o serviço se encontra consolidado na capital, com a oferta de 5.397 vagas. São 3.863 espaços na área central de Manaus, distribuídos principalmente no trecho do centro histórico e nas imediações do mercado Municipal Adolpho Lisboa, e outros 1.534 no conjunto Vieiralves, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

A atividade de regulação e fiscalização junto ao contrato de concessão do referido serviço é realizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e já alcança mais de 123 mil motoristas que utilizam o Zona Azul mensalmente.

Almeida destacou que diversas metrópoles do Brasil e do mundo possuem um sistema de estacionamento nos mesmos moldes do Zona Azul. “Estamos pensando em uma Manaus do futuro, mais democrática e com acessibilidade para todos”, afirmou.

Funcionamento Zona Azul

Segundo o diretor de mobilidade urbana e transporte da Ageman, Charles Cândido, o Zona Azul traz mais segurança e rotatividade no comércio local.

“Quem usa o Zona Azul agora é quem seguramente está contribuindo com o comércio da cidade, seja comprando alguma coisa, contratando algum serviço ou consumindo, e não mais aquele motorista que simplesmente ficava na vaga o dia todo, porque trabalhava ali. Agora, para essas pessoas existem áreas específicas, onde a atividade comercial é menos intensa e, mediante um cadastro, conseguem inclusive um desconto de 50% para deixar seus carros na área do sistema rotativo”, explicou o diretor de mobilidade urbana e transporte da Ageman, Charles Cândido.

Uma hora de utilização do serviço custa R$ 3,50 e o motorista pode permanecer na mesma vaga por até três horas. Os créditos podem ser adquiridos por meio do aplicativo ZA Manaus, pelo site www.zamanaus.com.br ou ainda com os monitores.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 17h. Domingos e feriados não há a oferta do serviço.

As motocicletas não pagam para utilizar o serviço. Há diversos bolsões de motos distribuídos nas vias para atender aos veículos de duas rodas.

(*) Com informações da assessoria 

LEIA MAIS: