Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Notícias

Presidente da Câmara diz que questionar orçamento na pandemia é injustificável

Para Lira, o Orçamento de 2021 pode ser sancionado sem questionamentos

(Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o Congresso Nacional encontrou o instrumento legal para que o Orçamento seja sancionado, ao aprovar nesta semana o PLN 2/21, que permite a retomada de programas emergenciais durante a pandemia.

Leia mais: Nove meses após facada, Bolsonaro teve reembolso de R$ 435 mil por gastos de saúde

Segundo Lira, dessa forma, o Orçamento pode ser sancionado sem questionamentos. “Questionar o Orçamento na pandemia é injustificável”, ponderou. Ele concedeu uma entrevista na noite desta terça-feira (20) à CNN. “Temos que tratar do repasse a estados, municípios, para toda máquina pública”, destacou.

Lira voltou a cobrar que os acordos feitos para aprovação da peça orçamentária sejam cumpridos e negou que tenha havido polêmica entre Legislativo e Executivo nesse episódio. “Houve erros, mas isso não era impeditivo para uma sanção”, reiterou.

Leia mais: Bolsonaro encontra Salles na véspera da Cúpula do Clima

Discurso

Questionado na entrevista sobre o pronunciamento feito há um mês no Plenário da Câmara no qual citou “remédios políticos amargos”, Lira afirmou que o Parlamento não iria mais tolerar erros no combate à pandemia. Segundo o presidente, seu discurso foi amplo e propositivo e entendido pelos atores políticos do País como uma fala de união para combater a pandemia.

(*) Com informações da Agência Câmara de Notícias