Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Mundo

Presidente da Ucrânia reage ao ataque da Rússia e diz que ‘mundo precisa parar Putin’

O Ministério de Defesa da Rússia afirmou que 'armas de alta precisão' estão sendo utilizadas para inutilizar as bases militares

Presidente da Ucrânia reage ao ataque da Rússia e diz que ‘mundo precisa parar Putin’

Foto reprodução Instagram

O início dos bombardeios no território ucraniano foi confirmado nesta quinta-feira (24), pelo exército russo. A potência militar afirmou que os ataques têm como alvo bases aéreas e áreas militares em zonas não povoadas. Os ataques teriam sido efetuados pelas fronteiras com a Rússia, Bielorrússia e Crimeia. A Ucrânia afirmou ter abatido cinco aviões russos e um helicóptero, de acordo com as agências Reuters e AFP. Porém, um aeroporto civil foi atingido durante os primeiros ataques.

Leia mais: EUA afirmam que Rússia criou listas de ucranianos marcados para morrer

O Ministério de Defesa da Rússia afirmou que “armas de alta precisão” estão sendo utilizadas para inutilizar as bases militares, instalações de defesa antiaérea, pistas de pouso e bases da aviação ucraniana.

 “A Rússia lançou ataques contra nossa infraestrutura militar e postos fronteiriços”, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em vídeo divulgado no Telegram. 

O presidente Zelensky impôs a lei marcial em todo o território e pediu para que a população evite pânico e confie na capacidade do exército em defender o país.

Dmytro Kouleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, acusou o maior país europeu de ter iniciado uma “invasão em larga escala”.

“Cidades pacíficas da Ucrânia estão sendo atacadas. Esta é uma guerra de agressão. A Ucrânia vai se defender e vencer. O mundo pode e deve parar Putin. É hora de agir agora”, escreveu Dmytro em seu Twitter.

Evidências da guerra

Em pelo menos cinco cidades da Ucrânia foram registradas fortes explosões nesta quinta-feira, incluindo a capital Kiev. As ocorrências foram registradas após o anúncio de Putin, presidente russo, sobre o início de operações militares no país.

Quatro explosões foram ouvidas na cidade de Kramatorsk, onde se localiza o quartel-general do Exército da Ucrânia.

Mariupol, cidade portuária, Kharkiv, todas ao leste e o Porto de Odessa, no Mar Negro, ao sul do país, registraram explosões; espaço aéreo ucraniano está fechado.  

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

(*) Com informações Agência Brasil