Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Cidades

Presidente do Cetam recebe a Medalha Tiradentes

A comenda é a maior honraria da Polícia Militar concedida a civis

Presidente do Cetam recebe a Medalha Tiradentes

Foto: Divulgação

Manaus – O diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, recebeu na noite dessa quinta-feira (21), a maior honraria da Polícia Militar concedida a civis: a Medalha Tiradentes. Tal comenda é uma forma de agradecimento e homenagem aos serviços prestados à sociedade amazonense.

Essa é a segunda comenda recebida pelo presidente da autarquia neste ano de 2022. A primeira foi a Medalha Ruy Araújo, recebida em março, e que é a maior comenda do poder Legislativo estadual.

Na ocasião, José Augusto falou do sentimento de receber a maior homenagem da Polícia Militar dada a um civil. “Sinto-me gratificado pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido na educação ao longo de 30 anos e divido essa honraria com cada uma das pessoas que, ao longo da minha vida, me ajudaram a buscar a excelência em tudo que me dispus a realizar. É uma grande honra receber a Medalha Tiradentes”, destacou.

Leia mais: Wilson Lima diz que ainda espera Bolsonaro mudar decreto do IPI, mas prepara ‘peça jurídica’

A Medalha Tiradentes foi instituída pelo Decreto 3.397, de 31 de março de 1976, e as indicações para recebimento da honraria são aprovadas pelo Conselho do Mérito Policial Militar e pelo Comando da Polícia Militar do Amazonas.

Breve histórico profissional e acadêmico

O Prof. José Augusto de Melo Neto é Doutor em Educação, com 30 anos de experiência no setor público educacional.
Foi diretor do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), secretário de Estado de Educação do Amazonas (Seduc/AM) e atualmente é diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Personalidades agraciadas

A comenda é um das mais prestigiadas e importantes do Amazonas e entre os agraciados com a comenda constam nomes do poder Judiciário, Executivo e sociedade civil, como o desembargador Aírton Luís Corrêa Gentil e os juízes Leoney Figliuolo Harraquian, Ronnie Frank Torres Stone e Roberto Hermidas de Aragão Filho. Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Yara Lins dos Santos e Mário de Mello. A ex-secretária da Seas, Márcia de Souza Sahdo, e até o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo.

Leia mais: Em três anos, Cetam já alcançou 355 mil alunos e vai ofertar 200 mil vagas em 2022

Cerimônia

Neste feriado de Tiradentes, patrono da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a corporação realizou também a Formatura Geral em comemoração aos 185 anos da força. O evento aconteceu no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus.

Na solenidade foram entregues, além da Medalha Tiradentes, as medalhas Policial Militar, Cândido Mariano, Mérito Policial e medalhas de 185 anos para policiais e autoridades. O evento também contou com o desfile da Tropa e da participação da banda de Música da PMAM.

O comandante-geral da PMAM, Coronel Vinícius Almeida, presidiu a cerimônia e falou da importância do evento para a corporação e para o Amazonas.

“Esta Formatura, sem dúvida, é uma das mais importantes porque celebra o aniversário da nossa corporação. Teremos a presença do nosso Governador, Wilson Lima, e de outras autoridades. Além de ser marcada pela entrega das medalhas, como uma forma de agradecimento e homenagem aos serviços prestados à sociedade amazonense”, disse Almeida.

(*) Com informações da assessoria