Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Eleições 2020

Presidente do TRE espera por redução drástica da abstenção em Manaus neste 2º turno

A abstenção no 1º turno foi de 18,23% em Manaus, com cerca de 240 mil eleitores abrindo mão de votar

Presidente do TRE espera por redução drástica da abstenção em Manaus neste 2º turno

Foto: Reprodução/TRE-AM

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, disse que aguarda por uma redução drástica da abstenção em Manaus neste 2º turno das eleições. Em coletiva, realizada na manhã deste domingo (29), o magistrado afirmou que a abstenção de 18,23% no 1º turno foi uma das menores do país.

“Vamos tentar reduzir drasticamente a abstenção do 1º turno, que foi uma das menores do país, com 18%”, declarou o desembargador. Manaus teve mais de 240 mil eleitores que não comparecem às urnas.

O diretor-geral do TRE, Ruy Melo, também mostrou otimismo na redução da abstenção e ressaltou que o tribunal está fazendo de tudo para passar segurança aos eleitores na prevenção contra a covid-19.

“Esperamos realmente que possamos tranquilizar os eleitores para que eles possam comparecer ainda mais nos locais de votação para diminuir a abstenção”, comentou.

Urnas 

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE AM, Jander Valente, informou que até às 9h30 desta manhã cinco urnas haviam sido substituídas, representando 1% do total. Manaus conta com 3.371 urnas eletrônicas em atividade neste 2º turno.

Sobre a apuração dos votos, o secretário informou que o processo de contagem deve iniciar às 17h com previsão de que o resultado seja conhecido até às 18h.

Essa foi a mesma previsão no 1º turno, mas por conta de uma falha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a apuração demorou quase 5h para ser concluída.