Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Presidentes da CMM e do Conselho de Ética se calam sobre dancinha do vereador Alemão

David Reis e Glória Carrate não quiseram se pronunciar sobre a possível quebra de decoro parlamentar por parte do vereador William Alemão na CMM

Presidentes da CMM e do Conselho de Ética se calam sobre dancinha do vereador Alemão

Fotos: Reprodução/Internet

Manaus/AM – O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), e a presidente da Comissão de Ética da Casa Legislativa, Glória Carrate (PL), se calaram sobre uma possível quebra de decoro parlamentar por parte do vereador William Alemão (Cidadania), após ter postado vídeo polêmico nas redes sociais fazendo uma dancinha do TikTok.

Na gravação, o vereador e outras duas pessoas reproduzem uma dança famosa na Internet em meio a muita brincadeira e até palavras de baixo calão. O problema, porém, não é nem a dancinha ou o vídeo em si, mas onde ele possivelmente foi gravado: nas dependências da CMM e em horário de expediente. Enquanto muitas pessoas estão desempregadas por causa da crise enfrentada pelo Brasil, político pago com dinheiro público usa seu tempo, seu gabinete e sua rede social para inutilidades.

Leia mais: ‘Sextou com peido parlamentar!’: Vereador faz vídeo com dancinha do TikTok em gabinete na CMM

Nas redes sociais, a tentativa do vereador Alemão em viralizar e ganhar likes foi bastante criticada e analisada como quebra de decoro parlamentar, conforme avaliaram especialistas procurados pelo Portal AM1.

Quem tem a responsabilidade de verificar situações como essa é a própria CMM ou a Comissão de Ética da Casa. Porém, David Reis e Glória Carrate se calaram ao serem procurados pela reportagem para tratar do assunto neste sábado (24).

Após várias ligações telefônicas, mensagem no WhatsApp e até e-mail encaminhados para a assessoria de comunicação da CMM para saber se haverá algum procedimento em relação à possível quebra de decoro de William Alemão, os vereadores preferiram não responder aos questionamentos feitos.

O Portal AM1 também tentou falar com o vereador Diego Afonso (PSL), que é o vice-presidente da Comissão de Ética, por meio de sua assessoria. Mas também não houve retorno até a publicação da matéria. O espaço segue aberto a todos.

Quebra de decoro

De acordo com a advogada Penélope Antony Lira, o vereador William Alemão deveria ser processado pela Comissão de Ética. Na avaliação da especialista, o parlamentar realizou “ato incompatível com o decoro e a dignidade do cargo”.

“Na minha avaliação, o parlamentar deve ser processado pela Comissão de ética da casa, por quebra do decoro parlamentar, pois de acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Manaus, art. 103, por realizar ato incompatível com o decoro e a dignidade do cargo, podendo aplicar sanções previstas no Regimento. Não entendo ser uma atitude gravíssima, a ponto de perder o cargo, mas punição deve haver sim!”, disse Penélope.

As atividades de um parlamentar dentro de uma Casa Legislativa devem obedecer o Regimento Interno e o vídeo gravado é passível de punição ao vereador, conforme explicou a advogada.

WILLIAM ALEMÃO DANCINHA TIKTOK

Foto: Reprodução

“O parlamentar deve realizar dentro da casa legislativa, tão somente o que o Regimento Interno determina. No âmbito de sua vida privada, pode ter momentos de descontração, mas o que o vereador em questão fez, foi dentro da casa legislativa, o que torna a atitude passível de punição”, disse.

A mesma análise também foi feita pelo advogado e cientista político Carlos Santiago, ao Portal AM1 nessa sexta-feira (23). Segundo ele, caso haja irregularidade, Alemão deve ser punido. “Se for vista alguma irregularidade na forma como o vereador está usando o gabinete, cabe uma punição”, explica Santiago.

Ele afirmou ainda que, ao que parece, a cidade de Manaus não possui bons representantes políticos com boas posturas.

“Ademais, esse vídeo, dentro da CMM, já mostra que a cidade está muito mal representada. Uma legislatura omissa, com poucas proposituras de interesse coletivo, omissão em relação ao prefeito. No início do ano, quando a cidade vivia a maior crise da História, a CMM estava de recesso. Agora, quando volta, é com essa imagem patética”, critica.