Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cenário

‘Sextou com peido parlamentar!’: Vereador faz vídeo com dancinha do TikTok em gabinete na CMM

Ao final do vídeo feito pelo vereador William Alemão, é possível ouvir palavrões e até uma flatulência - o "peido parlamentar"

‘Sextou com peido parlamentar!’: Vereador faz vídeo com dancinha do TikTok em gabinete na CMM

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – O vereador William Alemão (Cidadania) protagonizou uma cena no mínimo inusitada nesta sexta-feira (23). Em sua página no Instagram, o vereador e dois de seus assessores fizeram a “Dancinha do Carpinteiro”.

Poderia ser um vídeo comum, mas a diferença é que as imagens, provavelmente, foram feitas dentro do gabinete do vereador, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Entre as discussões se a gravação se trata de uma brincadeira, portanto permitida, ou se trata de quebra de decoro parlamentar do vereador, os seguidores se dividiram em criticar e aplaudir a publicação.

Na legenda, o vereador diz que é uma forma de alívio da sexta-feira. A publicação, inicialmente, marcava a casa legislativa como localização. Minutos depois, foi alterada para “Manaus, Brazil”.

O vídeo

Entretanto, o vídeo ainda dá algumas pistas de que foi gravado na CMM. Um exemplo são as janelas, cuja vista dá diretamente para o rio Negro, característica da CMM. Outro indício de que o vídeo foi gravado na CMM são as secretárias trabalhando no local, aos fundos da imagem e com crachá de uso obrigatório no local. Observação: as pessoas estão sem máscaras.

“Esse #sextou foi desafiador, mas tentamos! Pena que na hora do comando da coreógrafa Trícia, ‘mataram a barata de forma errada'”, diz Alemão.

No vídeo é possível ver os bastidores da “preparação” para a coreografia. Logo após, a dancinha – famosa no aplicativo TikTok – aparece. Ao final, ainda é possível ouvir uma flatulência, seguida, de gargalhadas e até palavras de baixo calão ditas pelos “personagens” representados pelo parlamentar e por seus possíveis assessores.

Veja o vídeo!

É ético?

Cabe lembrar que o salário de William Alemão é pago com os impostos da população de Manaus. Um internauta chegou a dizer que não acreditava que o vereador estivesse fazendo isso.

“Ele não se ligou que o circo está fechado nesse período da pandemia?”

O cientista político Carlos Santiago explicou que a CMM tem uma Comissão de Ética, presidida pela vereadora Glória Carratte. Segundo ele, a comissão pode avaliar, pelas imagens, se o gabinete está trabalhando pela sociedade ou sendo usado para diversões. Se avaliada o abuso das prerrogativas, o parlamentar pode vir a responder por decoro parlamentar.

“Se for vista alguma irregularidade na forma como o vereador está usando o gabinete, cabe uma punição”, explica Santiago.

“Ademais, esse vídeo, dentro da CMM, já mostra que a cidade está muito mal representada. Uma legislatura omissa, com poucas proposituras de interesse coletivo, omissão em relação ao prefeito. No início do ano, quando a cidade vivia a maior crise da História, a CMM estava de recesso. Agora, quando volta, é com essa imagem patética”, critica.

Nos comentários da publicação, o parlamentar, inclusive, desafia o vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) a fazer a mesma coisa. Veja o print.

A equipe de reportagem do Amazonas1 solicitou nota do vereador e de sua assessoria sobre o vídeo. No entanto, a solicitação não foi respondida até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para acrescentar o posicionamento do parlamentar.