Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cidades

Presos fazem rebelião na Unidade Prisional de Itacoatiara e ateiam fogo em colchões

Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que um reforço policial foi enviado para o município.

Presos fazem rebelião na Unidade Prisional de Itacoatiara e ateiam fogo em colchões

Itacoatiara (AM) – Detentos realizaram uma rebelião, na manhã desta terça-feira, 9, na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), localizada na estrada AM-010, no interior do Amazonas. Segundo familiares que estavam do lado de fora do presídio, o tumulto começou por volta de 10h, quando internos tacaram fogo em colchões por conta de uma proibição de visitação aos presos.

O incêndio gerou uma fumaça preta e a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionada para conter as chamas. Cerca de 8 viaturas da Polícia Militar (PM) também estiveram no local. Tiros de contenção chegaram a ser ouvidos, em meio ao desespero e choro de familiares.

Não há informações sobre feridos até as 13h30 desta terça-feira. Os policiais não quiseram falar com a imprensa, mas informaram que a situação foi contida. Apesar disso, familiares dos presos continuam a esperar por resposta na UPI.

Revolta

A situação gerou desespero entre familiares. Aos prantos, uma mulher, que preferiu não se identificar, disse que esta seria a primeira visita do ano ao marido, vai fazer 12 anos preso.

“Isso está acontecendo porque eles não deixaram entrar mais as visitas e essa era a primeira do ano ao meu esposo. A visita é quinzenal hoje é a vez do [pavilhão] B. Nós passamos por várias máquinas até chegar lá em baixo. Mas na primeira máquina do raio-x, eles alegaram que tem uma mancha [no corpo] e nos impediram de entrar”, disse a mulher.

“Ocorre que eles não informaram o que é essa mancha e os meninos ficaram revoltados. Entraram apenas 3 pessoas e o resto não deixaram mais. A gente passa 15 dias sem ver eles e no pouco tempo que temos com eles isso acontece”, continuou.

Reforço

Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que um reforço policial foi enviado para o município por meio 1° Batalhão de Choque (BPChoque) e da Companhia de Operações Especiais (COE), para os procedimentos operacionais padrão e que uma investigação sobre o caso será iniciada.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), informa que registrou na manhã desta terça-feira (09/01), uma ocorrência pontual envolvendo internos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI). Policiais militares do 2º Batalhão de Itacoatiara foram acionados de pronto para conter a ocorrência, bem como um reforço policial foi enviado para o município por meio 1° Batalhão de Choque (BPChoque) e da Companhia de Operações Especiais (COE), para os procedimentos operacionais padrão. A Seap esclarece que um procedimento administrativo será aberto para apurar as circunstâncias.”

(*) Bruno Pacheco – especial pada o Portal AM1

LEIA MAIS: