Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Brasil

Primeira morte por varíola dos macacos é confirmada no Brasil

Até essa quinta-feira, cinco pessoas haviam morrido pela doença em todo o mundo; OMS trata a monkeypox como emergência sanitária global

Primeira morte por varíola dos macacos é confirmada no Brasil

Os casos confirmados são em 4 homens, com idades entre 23 a 40 anos (Foto: Divulgação/Agência Brasil )

O Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. A notificação foi divulgada nesta sexta-feira (29) pelo órgão. A morte foi registrada em Uberlândia, Minas Gerais e o paciente era um homem de 41 anos, com baixa imunidade. A morte foi constatada ainda na quinta-feira (28).

Leia mais: Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado em Manaus

A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

Mais de 18 mil casos e 5 mortes pela doença já foram relatados à organização, em 78 países. Mais de de 70% das infecções vêm da Europa e 25%, das Américas

A doença é tratada como emergência sanitária global pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já são mais de 18 mil casos confirmados em 78 países. Até essa quinta-feira (29), cinco pessoas haviam morrido pela doença em todo o mundo.