Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Processo de desestatização no país deve acelerar com lei

Essa lei de 1997 permitiria, ainda, que o governo privatizasse, se desejar, empresas como Infraero e todas as Companhias Docas

Processo de desestatização no país deve acelerar com lei

O governo federal vai usar uma lei do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) que permitiu a venda da Vale e da Telebrás. Agora, a equipe do presidente Jair Bolsonaro quer repassar à iniciativa privada ABGF (seguradora), Telebrás (dona de redes de fibra ótica usadas na internet banda larga), Serpro (que cuida do processamento de dados da declaração do Imposto de Renda e de infrações de trânsito, por exemplo) e Dataprev (que processa os pagamentos de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outras coisas.

Essa lei de 1997 permitiria, ainda, que o governo privatizasse, se desejar, empresas como Infraero e todas as Companhias Docas, que administram os portos nos Estados. Não permitiria, no entanto, a venda das estatais chamadas ‘joias da coroa’: Petrobras, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Eletrobrás e Correios, nem da Casa da Moeda. Petrobras, Caixa e Banco do Brasil são exceções citadas na própria Lei 9.491/1997, sancionada por FHC.

Coari 1

Após o ‘Câmera Record’, da TV Record, o escândalo de corrupção em Coari foi destaque, neste domingo, 29, no programa ‘Fantástico’ da Globo. Entre os temas abordados estiveram a relação entre o prefeito preso Adail Filho e o empresário Alexsuel Rodrigues, dono do Supermercado Rodrigues, que, segundo a reportagem, cobrava propinas em nome do prefeito.

Coari 2

Outro ponto abordado pelo programa é a situação de penúria da cidade de Coari em contraste com o volume de recursos que o município arrecada em royalties do governo federal.

Multa

A Polícia Civil do Amazonas multou uma delegada com base no regime disciplinar dos servidores do Sistema de Segurança Pública. A delegada terá, ainda, que se submeter à cursos de aperfeiçoamento de relações humanas e interpessoais para aprimorar as relações com público.

Preço é o principal fator de escolha do consumidor

O estudo ‘Comportamento de Compra do Consumidor de Vestuário’, divulgado no Rio de Janeiro pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial – Iemi -, abordando o comportamento de compra de 1.250 consumidores de vestuário de todas as idades, regiões e poder de compra, entrevistados no último mês de agosto, constatou que o preço é o principal fator de escolha, ao contrário do bom atendimento, que prevaleceu no estudo anterior, feito em 2017.

CPI

A Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da ALE irá realizar de 1º a 5 de outubro a primeira ‘Semana da Virada Animal’ do Amazonas, determinada pela Lei nº 4.878 de 16 de julho de 2019, de autoria da deputada estadual Joana Darc (PL).

Saúde

Uma portaria conjunta assinada pelo secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias de Sousa Lima. pelo secretário Municipal de Saúde Marcelo Magaldi Alves e pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa, instituiu o ‘Comitê Técnico Interinstitucional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais-LGBT’, para elaborar ações de atenção à saúde da população LGBT na rede pública de Saúde do Estado.

Camisetas

A Prefeitura de Barreirinha homologou licitação no valor de R$ 1,7 milhão para adquirir camisetas e coletes para uso em campanhas sociais, de saúde, eventos culturais, administrativos, escolares e fiscalização, a fim de atender as necessidades das Secretarias Municipais naquela cidade.

 

(*) Esse conteúdo é publicado simultaneamente na Coluna Claro&Escuro do Portal D24am e do Jornal Diário do Amazonas