Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cidades

Prof. José Augusto é homenageado com mais alta comenda por décadas de trabalho em prol da educação no AM

O diretor-presidente do Cetam recebeu a Medalha Ruy Araújo na Aleam e dedicou honraria a todos os profissionais da educação vítimas da Covid-19

Prof. José Augusto é homenageado com mais alta comenda por décadas de trabalho em prol da educação no AM

Foto: Reprodução / Instagram

Manaus, AM – Dedicando mais de 30 anos à educação do Amazonas, o diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), professor José Augusto de Melo Neto, foi homenageado com a mais alta comenda na Assembleia Legislativa do Amazonas, nesta segunda-feira (14), a Medalha Ruy Araújo.

Em um discurso no plenário, o profissional da educação e servidor público destacou que a homenagem não era somente dele, mas para toda a classe educadora do Amazonas. A entrega da comenda foi uma homenagem do deputado estadual Dr. Gomes, ao profissional que atua na educação desde 1992, quando assumiu a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas.

Leia mais: Wilson Lima anuncia reajuste em pagamento de hora/aula de instrutores do Cetam

“Como vocês sabem, eu sou professor, tenho muito orgulho da minha profissão. Venho de uma família de educadores, mas demorei para descobrir isso. Quando eu descobri, eu fui a pé e fui até onde eu pude ir. Mas, eu também aprendi que o reconhecimento profissional na área da educação no nosso país é algo inusitado e chega até a ser raro”, disse,

Pela segunda vez, o professor ocupa o cargo de diretor do Cetam, com a experiência que já teve no Centro de Mídias de Educação do Amazonas, a qual também foi diretor. A cerimônia ainda contou com a presença da família do homenageado, a secretária da Seduc, Kuka Chaves, do vereador Eduardo Alfaia e dos deputados presentes no plenário.

Foto: Divulgação / Cleudilon Passarinho

“A generosidade do deputado e desta Casa não se aplica somente a mim, mas para todo um coletivo. Para me tornar um profissional de educação, o meu exemplo sempre foi pelo meu espelho, a começar pelo exemplo de casa, da família e da minha mãe, a pedagoga Lurdete de Melo, professora aposentada que trabalhou muitos anos em muitas escolas da rede pública estadual”, ressaltou.

O Prof. José Augusto ainda agradeceu ao governador Wilson Lima pela confiança que lhe foi dada ao voltar para o comando do Cetam e afirmou que aprende todos os dias no ambiente de trabalho, apesar dos anos de experiência. “Continuo aprendendo todos os dias com as pessoas que trabalho no Cetam e no governo do Estado. O poder é solitário, mas o aprendizado não, ele se renova e permanece”, declarou.

Leia mais: Cetam ofertou mais de 355 mil vagas para qualificação profissional entre 2019 e 2021

Com um discurso emocionante, o professor também dedicou a entrega da comenda para os profissionais que foram vítimas da Covid-19, que lhe ajudaram a ser um profissional de excelência. “Muitos professores que conheci ao logo dos anos tornaram-se meu espelho, infelizmente, alguns dos profissionais foram vítimas da covid-19, então, essa comenda é dedicada para todas essas pessoas que eu tive a oportunidade de trabalhar durante minha trajetória e que pelo exemplo ajudaram a me tornar um profissional de mais qualidade, sempre buscando atividades positivas para a sociedade”, afirmou.

Ao Portal Amazonas 1, o Prof. José Augusto de Melo Neto destacou que se sente honrado em receber a homenagem e ressaltou que é fruto do trabalho em prol da educação pública e gratuita no Amazonas. “Existe uma mudança no governo Wilson Lima que propicia situações novas como essa, são entregas do governo que valorizam a pessoa”, disse.

O diretor presidente do Cetam também declarou que a secretaria tem uma meta a cumprir ao longo de 2022, e que será cumprida pela primeira vez na história. “São quase 20 anos do Cetam, pela primeira vez, em sua história, iremos ultrapassar a marca de 200 mil vagas em cursos públicos e gratuitos para a população de todos os municípios”, destacou.