Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Brasil

Professora brasileira vira Barbie no Dia da Mulher; entenda o motivo

A professora também ficou entre os dez melhores professores no Global Teacher Prize, em 2020, conhecido como o "Nobel da Educação"

Professora brasileira vira Barbie no Dia da Mulher; entenda o motivo

Foto: Reprodução

SÃO PAULO, SP – Com um canal no Youtube para gravar auxiliar estudantes surdos e ouvintes no aprendizado, a professora Doani Emanuela Bertan, de 40 anos, foi uma das homenageadas pela boneca Barbie no Dia Internacional das Mulheres.

“Da mesma forma que a educação transformou minha vida, queria transformar a vida de outros”, comentou a professora em entrevista.

A educadora revelou que teve o objetivo de começar o canal após os alunos surdos da escola em que trabalha receberem o mesmo material dos demais alunos, ou seja, livro com a escrita em português.

“Deveria vir em libras, que é a língua que os alunos sabem, a nossa própria legislação já reconhece”, destacou. No início do canal, a professora revelou que esperava que o conteúdo ajudasse apenas os alunos da sua escola, mas hoje conta com mais de 14 mil inscritos de todo o Brasil.

Leia mais: Gênio: menino de 13 anos passa em 1º lugar no curso de direito da UFRRJ

“Meu canal não é adaptado para surdo, mas pensado para ouvintes e também para surdo. Praticar inclusão na sala de aula é pensar nisso desde o planejamento e não fazer uma atividade para alguns e depois adaptar para outros”, declarou.

Antes de virar Barbie, a professora também ficou entre os dez melhores professores do mundo no Global Teacher Prize, em 2020, conhecido como o “Nobel da Educação”.

“Ter essa boneca Barbie é a concretização de todos ensinamentos que tive ao longo da minha vida. Minha mãe sempre me criou para ser a mulher que eu quisesse ser. É como se fosse minha mãe dizendo ‘te falei que daria certo’. Agora, faz um ano que perdi minha mãe”, disse.

Depois de ter o trabalho reconhecido, Doani foi convidada a integrar a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Hoje, ela trabalha com formação de professores e também no Centro de Mídias, mas continua com o conteúdo no canal do Youtube.

(*) Com informações do Uol