Manaus, 25 de abril de 2025
×
Manaus, 25 de abril de 2025

Cidades

Professora Tanara Lauschner é eleita reitora da Ufam

Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sob nova reitoria, professora Tanara Lauschner é eleita após segundo turno.

Professora Tanara Lauschner é eleita reitora da Ufam

Foto: Reprodução / redes sociais

Manaus (AM) – A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está sob nova reitoria. Nesta segunda-feira, (14), a professora Tanara Lauschner foi eleita reitora da instituição após vencer o segundo turno da consulta acadêmica. Tanara disputou o pleito pela chapa Mudança!, ao lado do professor Geone Maia Corrêa, como vice-reitor, ambos venceram com 53,56% dos votos.

A chapa derrotada, Por uma Ufam que Humaniza, Inclui e Transforma, foi liderada pelo professor Marco Antônio de Freitas Mendonça, o “professor Marcão”, o qual obteve 47,14% dos votos.

O processo eleitoral mobilizou docentes, técnicos administrativos e estudantes, encerrando a escolha da nova gestão da maior universidade da região Norte.

Tanara e Geone irão assumir a reitoria no quadriênio 2025–2029, mas, caso a tradição das últimas administrações se repita, a gestão poderá ser renovada e se estender até 2033.

Com a eleição, Tanara Lauschner torna-se a segunda mulher a assumir o comando da Ufam em mais de 100 anos de história da instituição.

Votação

No total, foram registrados 13.322 votos válidos, sendo 1.672 de docentes, 1.377 de Técnico-Administrativos(as) em Educação (TAEs) e 10.102 de discentes. Também foram computados 82 votos em branco e 89 votos nulos. Ao todo, 33.877 membros da comunidade universitária estavam aptos (as) a votar. A contagem dos votos obedeceu a paridade entre os três segmentos da comunidade acadêmica.

A chapa 25 – “Por uma UFAM que humaniza, inclui e transforma”, formada por Marco Antônio de Freitas Mendonça, como candidato a reitor, e Armando Araújo de Souza Júnior, como candidato a  vice-reitor, obteve 5.062 votos, o que representa 47,14%.

A apuração foi realizada na noite de segunda-feira (14), no auditório da ADUA, transmitida ao vivo pelo canal no YouTube da Seção Sindical e pode ser reassistida aqui.

A atividade foi conduzida pela Comissão organizadora da consulta (formada por representantes da ADUA, Sintesam, DCE-Ufam e APG) e pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Ufam.

Próximas etapas

Seguindo o Anexo do Regimento, o prazo para interposição de recursos vai até 15 de abril (terça-feira). Para a mesma data está prevista a divulgação de eventuais resultados de recursos pela Comissão organizadora. O resultado final da Consulta será anunciado até 16 de abril (quarta-feira).

As chapas deverão entregar as prestações de contas no período de 15 a 17 de abril. Já o envio do relatório final da Consulta pela Comissão ao Conselho Universitário (Consuni) está previsto para ocorrer até o dia 22 de abril (terça-feira).

LEIA MAIS: