Manaus, 30 de maio de 2024
×
Manaus, 30 de maio de 2024

Coluna AM1

Propaganda eleitoral: Cidade, Marcelo e David desbancam rivais Alberto Neto e Amom

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta segunda-feira (15) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Propaganda eleitoral: Cidade, Marcelo e David desbancam rivais Alberto Neto e Amom

Propaganda eleitoral Cidade, Marcelo e David desbancam rivais Alberto Neto e Amom

Maior tempo

Após o fim da janela partidária, o pré-candidato do União Brasil (UB) a prefeito de Manaus, Roberto Cidade, se mantém em primeiro na quantidade de tempo de propaganda eleitoral na TV e no Rádio. O estudo preliminar mostra o presidente da Aleam com o apoio de seis partidos, totalizando 13 minutos e 16 segundos por dia.

Propaganda Eleitoral

Líder nas pesquisas de intenções de voto na corrida pela Prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante) tem em seu arco de alianças e aparece na segunda posição com o maior tempo de propaganda: 10 minutos e 38 segundos. O tempo é levando em consideração o apoio de apenas quatro partidos, mas David diz ter o apoio de sete, embora ele ainda não tenha revelado oficialmente quais são essas siglas.

Articulações

Após o recente lançamento de sua pré-candidatura a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelo Ramos figura com o terceiro maior tempo de propaganda eleitoral, mas levando em consideração o apoio de seis partidos, embora três ainda não tenham oficializado o pacto. Mas, esse número pode aumentar, pois Marcelo não descarta conquistar o apoio do PDT e do PSB. Para que isso se concretize, ele tem se articulado com reuniões e encontros presenciais em Brasília.

Vice para o PT

Ao Portal AM1, Marcelo Ramos informou, nesta segunda-feira (15), que é muito cedo para cobrá-lo sobre a escolha de um nome para vice-prefeito em sua chapa. No entanto, não deixou de citar os nomes de Wanda Witoto (Rede), Tanara Lauschner (PCdoB), Anne Moura (PT) e Carol Braz (MDB), e fez questão de elogiá-las. Carol é um nome que hoje está no time de Eduardo Braga (MDB), que está apoiando David Almeida (Avante).

Desobediência

A redução de gastos do Governo do Amazonas ainda é um desafio para Wilson Lima (UB), mesmo com um decreto de corte de gastos em vigor desde agosto de 2023. É o que revelam as páginas da mais recente edição do Diário Oficial do Estado (DOE), analisadas pelo Portal AM1 nas quais secretários assinam contratos e destacam créditos orçamentários para eventuais gastos com produtos e serviços, como transporte aéreo, aluguel de veículos, fornecimento de alimentos, compras de armamentos, entre outros.

Crítica

Vereador da base aliada do prefeito de Manaus, Raulzinho (MDB) usou a tribuna da Câmara Municipal para criticar, nesta segunda-feira (15), a oposição e, diretamente, o vereador William Alemão (Cidadania). As críticas giram em torno do empréstimo de R$ 580 milhões, aprovado pelo Legislativo municipal em dezembro do ano passado e que teve o pedido suspenso pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) no último sábado (13).

Pedra no sapato

Para Razulzinho, William Alemão tem feito de tudo para dificultar a liberação da Justiça, inclusive buscou o apoio da Justiça. O vereador de base diz que nunca na história viu um deputado estadual buscar à Justiça para impedir um empréstimo ao Governo do Amazonas, mas na CMM isso acontece e, segundo William, os vereadores que impedem a liberação do valor devem ser expostos e lembrados para que a população saiba quem são.

Resposta

Em resposta às críticas, William Alemão justificou o pedido à Justiça: “eu respeitei quando a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei, por entender que era uma decisão democrática, mas o projeto voltou para a Casa, eu decidi tomar essa atitude mais enérgica porque entendo que o erro não deve ser repetido e já que ele não cumpre a Lei Orgânica do Município, que determina quórum qualificado de ⅔ de vereadores para aprovação, ou seja, 28 vereadores, eu achei pertinente a medida judicial”, explicou o líder do Cidadania na Câmara Municipal de Manaus (CMM)”.

Irônico

O líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Eduardo Alfaia (Avante), se referiu ao ex-vereador Amom Mandel – hoje deputado federal – como sendo um “deputado municipal”. A fala, recebida pelo Portal AM1 como uma ironia, é uma análise de Eduardo Alfaia sobre a conduta de Amom ao ajudar a despejar seis toneladas de lixo, em via pública, em frente ao aterro sanitário, no último sábado (13). A ação foi repudiada por secretários municipais e apoiadores do prefeito.

Bagunça limpa

Por falar em lixo, a Prefeitura de Manaus limpou a bagunça deixada pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania) em frente ao Aterro Sanitário, desde o último sábado. O secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis (Avante), disse que Amom agiu com molecagem e que o aterro não é a “casa da mãe Joana”, para o deputado fazer o que quiser. No sábado (13), Sabá chegou a afirmar que Amom nunca trabalhou na vida.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI