Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Raiff aproveita Dia do Professor para atacar Paulo Freire: ‘um retrocesso’

Paulo Freire foi um dos maiores educadores e filósofos brasileiros, reconhecido internacionalmente por suas contribuições à pedagogia.

Raiff aproveita Dia do Professor para atacar Paulo Freire: ‘um retrocesso’

(Foto: Divulgação/CMM/Valter Campanato/Agência Brasil)

Manaus (AM) – No Dia do Professor, celebrado nesta terça-feira (15), o vereador Raiff Matos (PL) aproveitou o momento em que os parlamentares faziam suas homenagens para criticar Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais influentes na educação mundial.

Matos parabenizou os professores, em especial aqueles que são conservadores, e em seguida, disse acreditar que o ambiente escolar não é um ambiente para “lacração” e que “Paulo Freire é um retrocesso para a educação”.

Assista:

Embora o comentário do vereador ter sido contraditório à importância e influência de Paulo Freire, e de alguns vereadores do parlamento serem professores, nem mesmo um deles contrariou o colega conservador.

Quem foi Paulo Freire?

Paulo Freire (1921–1997) foi um dos maiores educadores e filósofos brasileiros, reconhecido internacionalmente por suas contribuições à pedagogia, especialmente no campo da educação popular, já que acreditava que a educação pode promover o pensamento crítico.

Tornou-se mais conhecido por desenvolver o método de alfabetização de adultos, além de seu trabalho voltado para a conscientização e a transformação social por meio da educação. De todas as suas publicações, seu livro mais famoso, “Pedagogia do Oprimido” (1968), é uma das obras mais citadas no campo das ciências sociais e da educação.

Suas ideias influenciaram não apenas a educação no Brasil, mas também movimentos de educação popular em diversos países da América Latina, África e Europa. Apesar de todas essas informações, parece que o parlamentar desconhece a trajetória de Paulo Freire, ou apenas prefere deixar de lado a sua importância.

Raiff Matos, por sua vez, defende pautas conservadoras, e, inclusive, teve um projeto de lei aprovado pelo Executivo municipal em 2023, que permite o uso da Bíblia dentro das instituições de ensino para, segundo ele, incentivar a disseminação da cultura, história, geografia e arqueologia do livro religioso. Porém, muitos professores e pais de alunos criticaram a lei.

Outra pauta defendida pelo vereador, agora reeleito para o segundo mandato, é a proibição do aborto. Neste ano, ele levou o tema para a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), mas foi detonado pela maioria dos colegas parlamentares.

 

LEIA MAIS: