Manaus, 1 de junho de 2024
×
Manaus, 1 de junho de 2024

Mundo

Relatório dos EUA aponta risco real de Talibã tomar o poder no Afeganistão

As informações apontam para um possível retorno do Talibã ao comando do país em até três anos

Relatório dos EUA aponta risco real de Talibã tomar o poder no Afeganistão

A poucas semanas da data prevista para a retirada das tropas americanas do Afeganistão, colocando fim a quase duas décadas de invasão, o presidente americano Joe Biden deu sinais de que não iria cumprir o prazo, estipulado ainda no governo de Donald Trump. Uma visão que se deve, em boa parte, a informações de inteligência que recomendam a permanência militar por mais algum tempo.

Segundo o New York Times, as informações apontam para um possível retorno do Talibã ao comando do país em até três anos, potencialmente abrindo o caminho para uma presença mais ostensiva da rede terrorista al-Qaeda no país. ]

A principal motivação da guerra, iniciada em outubro de 2001, foi a recusa dos talibãs em entregar o então chefe da al-Qaeda, Osama bin Laden, mentor dos atentados de 11 de setembro daquele ano. Bin Laden foi capturado dez anos depois, mas o conflito em solo afegão permanece até os dias de hoje.

Como a situação de segurança no país continua crítica, agora contando também com ataques periódicos e violentos do grupo Estado Islâmico, muitos dentro do governo advogam que a única forma de evitar o fracasso da missão é manter uma força mínima — uma posição defendida pelo próprio Biden quando era vice-presidente. Uma saída às pressas, como alegam ter sido feito no Iraque, na década passada, pode ser tão prejudicial que obrigará o país a retornar pouco tempo depois.

*Com informações de O Globo