Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Brasil

Governo da China autoriza vinda de grupos de turistas ao Brasil

A China é um dos principais emissores de turistas para o mundo: cerca de 150 milhões de chineses fazem viagens anualmente ao exterior

Governo da China autoriza vinda de grupos de turistas ao Brasil

A China é um dos principais emissores de turistas: cerca de 150 milhões de chineses viajam anualmente ao exterior (Foto: Divulgação/ Embratur)

SÃO PAULO – O governo da China autorizou a retomada de viagens de grupos de turistas chineses para o Brasil desde a última quarta-feira (15). A reabertura do turismo entre os dois países já vinha sendo construída no âmbito dos ministérios do Turismo e das Relações Exteriores e consta, também, entre as pautas da visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao país asiático, que deve ocorrer ainda neste mês.

A China é um dos principais emissores de turistas para o mundo: cerca de 150 milhões de chineses fazem viagens anualmente ao exterior.

Turismo fortalecido

“A viagem do presidente Lula à China já começou a render frutos antes mesmo de acontecer. O turismo brasileiro ganha com esta decisão e, sem dúvida, será fortalecido. O nosso objetivo é posicionar o Brasil como um importante destino turístico no cenário internacional”, destaca a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Receptivo credenciado

O anúncio do governo chinês autoriza, além do Brasil, viagens para outros 39 países. No Brasil, 39 empresas de turismo estão credenciadas e aptas a receber grupos de turistas chineses. Entre 2019 e 2021, o Brasil teve 77.235 visitantes da China. Já em 2022, foram 8.787.

“Temos um imenso potencial de crescimento no setor de turismo entre os nossos países. A China é um mercado importante que precisamos conquistar. Segundo a Organização Mundial do Turismo, os turistas chineses estão entre os que mais gastam em viagens, na ordem de US$ 250 bilhões. São recursos que fomentam a economia e geram desenvolvimento ao nosso país”, completa Daniela Carneiro.

Abertura para o mundo

Além do Brasil, a China liberou viagens para 39 países: Nepal, Brunei, Vietnã, Mongólia, Irã, Jordânia, Tanzânia, Namíbia, Ilhas Maurício, Zimbábue, Uganda, Zâmbia, Senegal, Cazaquistão, Uzbequistão, Geórgia, Azerbaijão, Armênia, Sérvia, Croácia, França, Grécia, Espanha, Islândia, Albânia, Itália, Dinamarca, Portugal, Eslovênia, Vanuatu, Tonga, Samoa, Chile, Uruguai, Panamá, Dominica, El Salvador e Bahamas.

Maior parceiro comercial

A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2022, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões. Brasil e China estabeleceram Parceria Estratégica em 1993, ampliando a relação para Parceria Estratégica Global em 2012. Os países comemorarão 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas em 2024.

(*) Com informações do Ministério do Turismo e Embratur

LEIA MAIS: