Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Revolta: moradores do Canaranas expulsam trabalhadores da Amazonas Energia

Concessionária resolveu trocar medidores de energia por um novo sistema, mas a troca tem causado fúria na população

Revolta: moradores do Canaranas expulsam trabalhadores da Amazonas Energia

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – Indignados com a troca dos medidores para um novo sistema, moradores do conjunto Canaranas, localizado na Zona Norte de Manaus, se revoltaram e decidiram expulsar trabalhadores e prestadores de serviço da Amazonas Energia. Um vídeo mostrando toda a ação foi publicado nas redes sociais na última quinta-feira (20), mas o fato aconteceu nos dias 18 e 19 de janeiro.

No vídeo, os moradores aparecem soltando fogos de artifício em uma das ruas do conjunto, intimidando os prestadores de serviço da Amazonas Energia. Eles caminham em direção a um dos caminhões da empresa, que carrega um poste de concreto, e começam a recolher os materiais dos trabalhadores e os colocam no caminhão.

Durante a ação, os moradores ainda continuam soltando os fogos de artifício, e dizem aos trabalhadores para saírem da região, e que não vai haver troca de medidores. “Nada de trabalho hoje”, dizem os moradores, no vídeo.

Leia mais: Guedes vai pedir suspensão de troca de medidores da Amazonas Energia

Veja as imagens!

Os protestos contra a troca dos medidores começaram ainda nesta semana, em bairros das zonas Norte e Centro-Sul, por onde iniciou a mudança. Segundo os moradores, o valor das contas subiu em quase 500%. Moradores que antes pagavam cerca de R$ 400,00 na conta de energia tomaram um susto quando viram contas chegando a quase R$ 2 mil.

Em nota, a Amazonas Energia informou que tem realizado reuniões com líderes comunitários para falar sobre o Sistema de Medição Inteligente (SMC) para explicar “os benefícios na melhoria do fornecimento de energia”. Segundo a concessionária, o sistema traz “qualidade, segurança e transparência” para a leitura e medição do consumo de energia.

Este não é o primeiro protesto de moradores da Zona Norte contra a concessionária. Na última quarta-feira (19), moradores da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cidade Nova, chegaram a montar barricadas com pneus velhos e galhos e atearam fogo, em protesto contra os atos da Amazonas Energia.

fato