Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Ricardo Nicolau lança candidatura e se apresenta como alternativa aos ‘caciques políticos’

Ricardo Nicolau lança pré-candidatura ao Governo do Amazonas pelo Solidariedade, nesta sexta-feira (4), a partir das 10h

Ricardo Nicolau lança candidatura e se apresenta como alternativa aos ‘caciques políticos’

Foto: Arquivo / Aleam

MANAUS, AM – O deputado estadual Ricardo Nicolau anunciou, nesta sexta-feira (4), sua pré-candidatura ao governo estadual nas eleições de 2022, pelo partido Solidariedade, comandado por Bosco Saraiva. Em entrevista exclusiva ao Portal AM1, ele adiantou como pretende realizar sua campanha.

O anúncio vem um dia após a abertura da janela partidária, quando o tabuleiro político começa a se movimentar e a engrenar em torno das eleições. Nessa filiação ao partido Solidariedade, está prevista, ainda, a participação do deputado federal Paulinho da Força (SP).

O parlamentar falou como se pautará para mostrar seus projetos. Falou ainda que será um nome alternativo diante dos “caciques políticos” – figuras que estão há muito tempo no cenário. “Eu entendo que a nossa pré-candidatura chega para dizer ao povo que o Amazonas merece e pode mais”, ressaltou.

Leia mais: Zé Ricardo defende Lula, que flerta com algozes de Dilma: ‘é pela necessidade da população’

Além disso, Ricardo Nicolau disse que não encontrou resistência para sair do PSD, sigla comandada pelo senador Omar Aziz, e que sua saída foi de forma harmoniosa e que no PSD não haveria espaço para uma pré-candidatura majoritária no Estado, apenas para o Senado.

Sobre fazer alianças políticas com outras siglas, Nicolau também não descartou tratativas, inclusive o PDT, partido que apoiou sua candidatura em 2020, quando o parlamentar concorreu para a cadeira de prefeito de Manaus.

Trajetória política

Nicolau vem de uma família tradicional da política e está há 25 anos na vida política; foi vereador de Manaus; tem cinco mandatos de deputado estadual; já presidiu a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), entre 2011 e 2012. Em 2020, concorreu ao cargo de prefeito de Manaus, obtendo 118.289 votos, o que correspondeu a 12,29% na disputa do primeiro turno.

Leia mais: TSE aprova ajuste de calendário eleitoral e fiscalização nas eleições

Confira a entrevista:

Portal AM1 – Como foi a decisão de partir para uma pré-candidatura ao Governo do Amazonas?

Ricardo Nicolau: Foi uma decisão tomada há algum tempo e partiu da necessidade do Amazonas ter uma nova alternativa às candidaturas dos caciques de sempre que aí estão. O Estado tem muitos desafios e eu entendo que a nossa pré-candidatura chega para dizer ao povo que o Amazonas merece e pode mais.

AM1 – O senhor encontrou resistência na sigla anterior?

RN: Não. Fiz uma saída harmoniosa. O projeto do PSD nas eleições deste ano é voltado para o Senado Federal, diferentemente do nosso projeto, que é para o governo estadual.

AM1 – O senador Omar Aziz disse ao AM1, em entrevista exclusiva, que o senhor chegou a procurar o PDT na ocasião, não deram certo as tratativas?

RN: O PDT é uma sigla importante e que esteve comigo na campanha de 2020, integrando a nossa coligação. Já conversamos com o PDT e deveremos ter novas tratativas em breve.

AM1 – Por que o senhor escolheu o partido Solidariedade?

RN: O Solidariedade é um partido que nos deu garantias de que vai ajudar a resgatar o Amazonas da situação em que está. O nosso povo não merece mais conviver com a violência cada dia pior, com índices 54% maiores. As pessoas andam com medo em Manaus. Os municípios do interior estão sem investimento há anos. Vamos formar uma equipe para debater os problemas e propor soluções e o Solidariedade faz parte deste processo de mudança.

AM1 – Como o senhor vai conduzir sua pré-campanha em relação aos ataques políticos que vão acontecer?

RN: Os ataques fazem parte da velha política atrasada, baseada principalmente em fake news. Nós vamos ficar ao lado da verdade, trabalhando as propostas e novas ideias que o Amazonas tanto precisa. Essa forma de fazer política com ataques, feita há 40 anos, não surtiu efeito algum para melhorar a vida da população amazonense.

AM1 – Como vai ser tom da pré-campanha, o senhor vai combater os ataques ou vai trabalhar em suas propostas?

RN: Vamos mostrar a realidade do estado e indicar alternativas viáveis que transformem a vida das pessoas.

AM1 – Sua experiência longa como deputado vai influenciar de qual maneira neste pleito?

RN: Vamos usar a experiência de vereador, deputado estadual e gestor empresarial por mais de 30 anos, para propor uma nova visão de gestão pública, alicerçada em planejamento estratégico, cumprimento de metas e, acima de tudo, solidariedade para com o ser humano.