Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Roberto Cidade faz balanço do ano legislativo e considera resultado positivo

O presidente da Aleam ressaltou alguns dos desafios enfrentados e comemorou o saldo positivo das iniciativas.

Roberto Cidade faz balanço do ano legislativo e considera resultado positivo

(Foto: Divulgação/Aleam)

Manaus (AM) – No último dia de sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Aamzonas (Aleam), nessa quinta-feira (14), o presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), fez um balanço de sua atuação parlamentar e de sua condução nos trabalhos do Legislativo Estadual.

Cidade ressaltou alguns dos desafios enfrentados ao longo do ano, no entanto, afirmou que o resultado dos trabalhos na “Casa do povo” foi positivo, pois, segundo ele, favoreceu a população.

“Em 2023, vivemos um ciclo de grandes realizações aqui na Assembleia Legislativa. Um ano em que legislamos, fiscalizamos, debatemos, e, sobretudo, construímos caminhos seguros para garantir a soberania dos legítimos donos dessa Casa: o povo. Ouvimos as vozes dos municípios, dos bairros, das ruas, das casas, vozes que ecoaram de todo o Amazonas neste parlamento. O Legislativo criou pontes entre os poderes, Executivo e Judiciário, respeitando a soberania de cada um deles, e, por eles, sendo fraternalmente respeitado”, disse.

Destaque

Roberto Cidade destacou que a produtividade dos 24 deputados foi positiva, mesmo alguns deles faltando mais de 30 vezes, como é o caso da deputada Mayara Pinheiro (Republicanos).

“Foram 1.450 matérias, entre projetos de lei ordinária, complementar, decretos legislativos e de emenda à Constituição Estadual, e mais de 6.200 requerimentos que impactam positivamente na qualidade de vida do povo manauara e de todo o Amazonas”, comemorou.

Dentre os temas levados à tribuna do Plenário Ruy Araújo, o presidente destacou a defesa da BR-319, a manutenção do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e as iniciativas para minimizar os danos causados pela estiagem histórica que atingiu o Amazonas em 2023.

Os temas, apesar de não concluídos, serão debatidos em 2024, de acordo com o parlamentar. Ele afirmou que a Casa se manterá vigilante e “apoiando as iniciativas que garantam o bem-estar do povo do nosso Estado, a geração de emprego, renda, a sustentabilidade e a proteção dos recursos que compõem o nosso rico Amazonas”.

Produção parlamentar

Além da condução do parlamento estadual, o deputado destacou as iniciativas do seu gabinete como a apresentação de Projetos de Lei, requerimentos, indicações e o Cidade em Ação, atividade social realizada em favor de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Apresentamos 127 projetos de lei, sendo 79 deles já sancionados, além de 11 projetos de resolução legislativa e 434 requerimentos. Aproveito a oportunidade para parabenizar a todo o meu time que, de forma comprometida, correspondeu aos anseios da população com iniciativas que favorecem a nossa gente”, parabenizou.

Cidade reforçou, ainda, que a Assembleia Legislativa do Amazonas permanecerá sendo um espaço de lutas democráticas e republicanas, um espaço de união em favor do povo do Amazonas.

 

LEIA MAIS: