Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Rua na zona Norte começa a ceder e moradores tentam tapar o buraco por conta própria

Além disso, bueiros não têm tampas e as casas chegam a alagar durante fortes chuvas

Rua na zona Norte começa a ceder e moradores tentam tapar o buraco por conta própria

Foto: Gabriela Alves|AM1

MANAUS – Moradores da rua Acácia Vermelha, no bairro Novo Aleixo, zona norte, enfrentam diariamente diversos problemas de infraestrutura. Conforme a dona de casa, Ruth Oliveira, 27, partes da via estão cedendo, bueiros não têm tampas e as casas chegam a alagar durante fortes chuvas.

“Aqui na frente de casa abriu um buraco bem grande, foi tampado; mas quando chove, a água é tão forte devido aos bueiros não terem a capacidade de drenar a água, que vai perfurando. Meu esposo fechou, aterrou, mas a gente não sabe o que acontece”, relatou a moradora.

Ruth afirma que a comunidade já procurou a Prefeitura de Manaus, mas nada foi feito. Segundo ela, há muito tempo a área não recebe ações de recapeamento asfáltico e limpeza pública.

Leia mais: Renato Júnior ganha mais R$ 100 milhões para gastar na Seminf enquanto Manaus afunda em buracos

“Venham nos ajudar, porque tá [sic] chegando o tempo de eleição. Vocês vêm nas nossas portas pedir pra gente votar em vocês, mas no momento que a gente mais precisa que olhem por nós, pela nossa comunidade, vocês não fazem nada!”, desabafou.

Cofres cheios

Nesse mês, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) cedeu R$ 100 milhões do orçamento para obras de infraestrutura em Manaus. De acordo com a  Portaria n.º 061/2022-FMDU/IMPLURB publicada no Diário Oficial do Município (DOM), os recursos passarão a ser da Seminf e devem ser empregados em obras de recuperação viária em Manaus.

Resposta

O Portal AM1 solicitou resposta da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Em nota, a pasta respondeu:

“A SEMINF  está com várias frentes de obras de contenções de erosões, como nos bairros Mauazinho, Nova Cidade, Francisca Mendes e Grande Vitória.  Além dessas, temos outras dez frentes de contenção já programadas, entre elas, na rua Acácia Vermelha, bairro Novo Aleixo, que já está no cronograma de obras da Prefeitura de Manaus e, em breve, receberá serviços de Infraestrutura em toda a sua extensão.”

.