Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Mundo

Rússia está a poucos quilômetros de conquistar a capital ucraniana

Tropas ucranianas conseguiram resistir e barrar algumas forças de ataques aéreos da Rússia

Rússia está a poucos quilômetros de conquistar a capital ucraniana

Foto reprodução Twitter

UCRÂNIA – Em menos de 48h, após o início da operação militar liderada pelo presidente russo, Vladmir Putin, o exército está cada vez mais perto de Kiev, capital da Ucrânia. De acordo com informações da agência portuguesa RTP, nessa sexta-feira (25), forças de reconhecimento estão a cerca de 10 quilômetros da capital.


Tropas ucranianas conseguiram resistir e barrar algumas forças de ataques aéreos russos; porém, a indicação é que o ataque russo dificilmente será contido.


As autoridades do pequeno país informaram também que as tropas russas já controlam a Central Nuclear de Chernobyl, no norte da Ucrânia, e que funcionários estão sendo mantidos como reféns. O que preocupa é a informação de que os níveis de radiação estão crescentes no local.


Nesta sexta-feira, Moscou anunciou o envio de paraquedistas para o auxílio na proteção da antiga usina e garantiu que os níveis de radiação “estão normais”.

ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que cerca de 100 mil pessoas já fugiram de suas residências e milhares buscam asilo no exterior.


“Acreditamos que cerca de 100 mil pessoas já fugiram de suas casas e podem ter de mudado para dentro do país e que milhares cruzaram as fronteiras internacionais”, disse Shabia Mantoo, porta-voz da Acnur (Agência para refugiados da ONU).


Países vizinhos mantém suas fronteiras abertas para receber os refugiados de guerra. A Ucrânia se encontra em lei marcial, homens de 18 a 60 anos não podem deixar o país.


A Lei Marcial é uma norma implementada em períodos de conflitos, crises políticas e civis – o que substitui as leis e autoridades civis pelas militares. E também pode ser aplicada quando ocorre desastres naturais, catástrofes e outros casos que gerem caos generalizado.

(*) Com informações Agência Brasil