Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cenário

Sabá e David ignoram autonomia da CMM e limpam galpão para futuro ‘Mirante Rosa Almeida’

A tradição dos prefeitos de homenagear obras públicas com os nomes de suas mães vai continuar com David Almeida

Sabá e David ignoram autonomia da CMM e limpam galpão para futuro ‘Mirante Rosa Almeida’

Foto: Divulgação

MANAUS, AM – Pelo visto, a tradição dos prefeitos de homenagear obras públicas com os nomes de suas mães vai continuar com David Almeida. No último sábado (23), o secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, publicou um vídeo informando a limpeza de um galpão para a construção do Mirante Encontro das Águas, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus.

O mirante, inclusive, já tem até “nome oficial”: Mirante Rosa Almeida. Dona Rosa Almeida era a mãe do atual prefeito. Ela faleceu em novembro de 2020, às vésperas do segundo turno das eleições municipais, devido às complicações causadas pela covid-19. Seu velório causou profunda comoção na capital. O problema é que para dar nomes a locais públicos, o prefeito precisa da aprovação da CMM – o que só comprova que David Almeida tem a maioria dos vereadores na mão e já conta com a vitória do projeto mesmo antes de colocar o nome da mãe no espaço.

Leia mais: David e Sabá Reis pagam R$ 10,9 milhões por obra inacabada em cemitério de Manaus

O vídeo postado por Sabá Reis mostra um dos coordenadores da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Antônio Carlos Cunha – o Carlinhos da Ilha -, mostrando o processo de limpeza do galpão que vai abrigar o mirante. Segundo ele, a determinação é do prefeito David Almeida e do secretário Sabá Reis.

“A determinação foi que a gente faça a limpeza em toda essa orla do Mirante Encontro das Águas Rosa Almeida. Estamos limpando os galpões, porque a ordem veio do secretário e missão dada é missão cumprida”, disse o coordenador.

Assista ao vídeo:

E pode?

É preciso lembrar que, para que um logradouro público tenha uma denominação com o nome de alguma personalidade, isso deve ser feito por lei municipal aprovada na Câmara Municipal de Manaus. Além disso, segundo a lei municipal 266/1994, os logradouros públicos não podem conter nomes de pessoas que tenham falecido há menos de um ano.

Mesmo assim, um projeto nomeando o mirante como Mirante Rosa Almeida não deve ser difícil de ser aprovado na CMM. Isso porque, na última sexta-feira (22), cerca de 30 vereadores da base aliada se reuniram para almoçar com David Almeida em um restaurante no Mercado Adolpho Lisboa, no Centro da capital. No encontro, também estiveram presentes secretários municipais, e o banquete serviu para “estreitar os laços” e mostrar que a Câmara e o prefeito estão “em harmonia”.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter