Saiba como consultar se o título de eleitor está regular pela internet

O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor.
DA REDAÇÃO – PORTAL AM1
Publicado em 05/08/2022 18:19
Foto: Divulgação

É sempre importante saber como consultar a situação do seu Título de Eleitor de forma online, em especial neste ano de eleição. O prazo para regularizar o título encerrou, daí a necessidade de confirmar seo seu documento está regular para o dia da votação que ocorre em outubro.

Mais de 2,5 milhões de pessoas estão nessa situação porque não votaram nem justificaram a ausência por três eleições consecutivas.

Do total de 2.645.785 documentos passíveis de cancelamento, apenas 103.780 foram regularizados até o momento. O número representa 3,9% do total, segundo o TSE.

Em caso de cancelamento, o eleitor poderá enfrentar alguns contratempos em relação a outros documentos que dependem da certidão de quitação eleitoral. Os nomes dos eleitores e os números dos respectivos documentos cancelados foram disponibilizados pela Justiça Eleitoral em 24 de maio.

Confira alguns impedimentos previstos para o eleitor que permanecer em situação irregular:

– Obter passaporte ou carteira de identidade;

– Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;

– Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

– Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda;

– Obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

– Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

– Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;

– Obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos.

Leia mais: CMA garante ao TRE-AM apoio à logística e segurança das Eleições 2022

A consulta pode ser feita no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também pelo aplicativo E-Título onde a consulta é feita de forma automática.

A consulta da situação do Título de Eleitor possibilita saber se o documento está regular, se a sua biometria foi coletada, assim como também se existem problemas nos dados cadastrais.

O processo para ver se o seu título está regular é muito simples.

Confira abaixo, como realizar o procedimento.

Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (Web);
Em seguida, na aba ‘Situação Eleitoral’, digite o seu nome completo, CPF ou número do título de eleitor;
Logo após, clique em ‘Consultar’;
Depois disso, confirme o reCAPTCHA para finalizar a solicitação;
Feito isso, você terá consultado a situação do título eleitoral com sucesso.

Caso o Título de Eleitor esteja irregular é possível regularizar no portal ‘Título Net‘ do TSE.

Ao acessar o site, basta selecionar seu UF, digitar as suas informações cadastrais e escolher a opção que se enquadra com o seu título de eleitor.

E caso a situação eleitoral do seu título esteja irregular, é possível consultar todos os seus débitos como eleitor, bem como evitar possíveis multas online, para tornar a sua situação regular novamente.

Para regularizar o Título de Eleitor por meio da atualização dos dados cadastrais através do portal “Título Net” do TSE. Ao acessar o site, basta selecionar seu UF, digitar as suas informações cadastrais e escolher a opção que se enquadra com o seu título de eleitor.

E caso a situação eleitoral do seu título esteja irregular, é possível consultar todos os débitos como eleitor, e evitar possíveis multas online, para tornar a situação regular novamente.

Em caso de danificação ou perda do Título de Eleitor, é possível votar apresentando um documento de identidade com foto, ou o aplicativo do E-Título (Android | iOS) diretamente ao atendente de sua seção eleitoral.

O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Ele permite o acesso rápido e fácil às suas informações junto à Justiça Eleitoral.

Compartilhar:
Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

+ NOTÍCIAS