Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Política

Salles recua das críticas: ‘vamos manter os investimentos’

Ao lado de Wilson Lima e do Coronel Menezes, o ministro contrariou suas recentes declarações e disse que os novos investimentos serão complementares.

Salles recua das críticas: ‘vamos manter os investimentos’

(Foto: Márcio Silva)

Em visita a Manaus, nesta sexta-feira, 31, o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, suavizou suas críticas ao polo de duas rodas da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Ao lado do Governador Wilson Lima (PSC), e do Superintendente da ZFM, Alfredo Menezes, o ministro contrariou as recentes declarações em que disse que os investimentos em bioeconomia e biotecnologia deveriam substituir os incentivos às empresas que produzem bicicletas no Amazonas.

Leia mais em: Polo de Duas Rodas da Zona Franca de Manaus é novo alvo do governo de Jair Bolsonaro

“Acho importante destacar o seguinte, nós queremos complementar aquilo que já vem sendo feito. Então vamos manter os investimentos, manter todas as atividades que já está sendo desenvolvidas, mas avançar nessa agenda da bioeconomia, que tem um potencial muito grande nacionalmente e internacionalmente”, argumentou. 

O ministro acrescentou que a criação da secretaria se deve ao alinhamento com o Governo Estadual e principalmente com a visão do presidente Jair Bolsonaro “de que o setor privado, o investimento, o desenvolvimento e a renda vão fazer com que esses temas possam prevalecer”.

Leia mais em: Salles critica incentivos da ZFM e parlamentares do AM reagem 

Secretaria da Amazônia

Em preparação para a nova Secretaria da Amazônia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, Salles visitou três laboratórios do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Durante a visita ele explicou como será o trabalho da pasta e as pesquisas.

“Um dos pilares importantíssimos dessa visita são os quatro eixos da política de desenvolvimento da Amazônia, o zoneamento econômico ecológico, a regularização fundiária, o pagamento pelos serviços ambientais e a bioeconomia”, disse.

(Foto: Márcio Silva)

 

Conselho da Amazônia

Segundo Salles a nova secretaria será alinhada com a criação do Conselho da Amazônia, que será presidido pelo vice-presidente Hamilton Mourão, responsável por coordenar os diversos ministérios envolvidos no projeto, como da Economia e o da Agricultura.

Leia mais em: O desmonte da Zona Franca e a imposição do Conselho da Amazônia 

“As pesquisas relacionadas a Amazônia uma vez sendo devidamente realizadas e transformadas em produto, vão gerar emprego e renda para as pessoas, que é a principal preocupação do Governo Federal, e trará não só a conservação da floresta, o desenvolvimento sustentável, mas uma melhoria para a vida das pessoas”, acrescentou Salles.

Compromisso

De acordo com o Governador Wilson Lima, a visita do ministro reforça o compromisso com a região.

“É importante sobretudo com as políticas de desenvolvimento sustentável, como é que entes como o CBA e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) que estão instalados, podem fazer esse cruzamento de informações e também as atividades transversais, para que a gente possa efetivamente caminhar”, disse.

(Foto: Márcio Silva)

Ricardo Salles ficará em Manaus até o próximo domingo. Também está prevista a chegada do administrador da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, equivalente a um ministro do meio ambiente, Andrew Wheeler, com o objetivo de ver os problemas ambientais do Amazonas.