Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Secretário acusado de ameaçar servidor de morte no interior do AM

"Ele (o secretário) falou em me ameaçar de morte, falou que se falasse alguma coisa eu iria amanhecer com a boca cheia de formiga", disse a vítima

Secretário acusado de ameaçar servidor de morte no interior do AM

Alexandre Lins (Reprodução)

O ex-vereador e atual secretário de obras, Alexandre Lins, do município de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus) está sendo acusado pelo podador Jean Moraes de ameaçá-lo de morte. O Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na última segunda-feira, 27, pelo funcionário da empresa que presta serviços à prefeitura, que também relata ser vítima de extorsão e afirma que está há dois meses sem receber.

Alexandre Lins (Reprodução)

“Eu peço ajuda para quem puder me ajudar. Ele (o secretário) falou em me ameaçar de morte, falou que se eu saísse de lá eu iria amanhecer com a boca cheia de formiga”, diz a vítima. O homem também denuncia que o secretário de obras também estava armado com uma pistola calibre 38, “ele iria dar um tiro na minha cara e disse que tinha uma pistola calibre 38”, diz Jean, relatando também, que vem sendo ameaçado de demissão, em caso de se recusar a trabalhar aos sábados e aos domingos, mesmo não ganhando hora extra.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Presidente Figueiredo por meio do site da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), mas até o fechamento desta matéria, sem resposta. Tentamos contato com o secretário, mas também não obtivemos sucesso.

Dois meses sem receber

Conforme Jean, além de ser frequentemente ameaçado de demissão em caso de se recusar a trabalhar nos finais de semana, ele também relata que está há dois meses sem receber, assim como os outros colegas que também não vêm sendo remunerados devidamente.

Veja o BO registrado pelo funcionário:

 

Outras denúncias

Ex-secretário de Turismo, Alexandre Lins já foi eleito vereador do município de Presidente Figueiredo em 2008, mas não foi reeleito em 2012. 

Acusado de assédio sexual em 2017, o secretário pediu exoneração do cargo da secretaria de turismo após repercussão negativa da imprensa. Em 2018, o caso foi parar na Justiça: o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) denunciou Alexandre Lins por assédio sexual tendo como vítima a turismóloga ex-servidora pública da Prefeitura, Kamila Fernanda Alves. No início deste ano, o prefeito Romeiro Mendonça nomeou Alexandre ao cargo de secretário de Obras.

#MovimentoVemPraRuaFigueiredo

O caso acontece em meio a repercussão negativa da imagem do prefeito, principalmente, devido a época do maior festival folclórico da cidade, a Festa do Cupuaçu. No último sábado, 1º, moradores do município foram às ruas pedirem a cassação do prefeito Romeiro Medonça e de seu vice, Mário Abrahão.

Veja também:

Moradores de Presidente Figueiredo pedem cassação de prefeito e vice

Cerca de 70 moradores foram às ruas manifestarem suas indignações contra a atual gestão. O manifestantes de reuniram na avenida Onça Pintada e seguiram em direção ao palco da Praça Vitória, local onde acontecia a segunda noite tradicional Festa do Cupuaçú, que estava em sua 29ª edição.

O ato público foi também em repúdio às perseguições políticas, relatados pelos servidores públicos de Presidente Figueiredo, bem como, contra o assédio moral; opressão e ameaça aos servidores públicos; sonegação de direitos; humilhação e exploração dos trabalhadores; falta de assistência para os órgãos de Controle Social; falta de contratação de professores em escolas; descumprimento do calendário escolar; desrespeito à data-base da categoria; aplicação irregular do Fundeb no pagamento de horas extras; falta de materiais didáticos nas escolas; dentre outras demandas