Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Secretário não convence e oposição quer instalação da ‘CPI da Semcom’

Apesar de mostrar um laudo técnico aos parlamentares, como prova de que o vídeo de um suposto caixa 2 é falso, a oposição ao prefeito na CMM ainda quer instaurar a CPI.

Secretário não convence e oposição quer instalação da ‘CPI da Semcom’

(Foto: Reprodução/ CMM)

Manaus (AM) – Mesmo com o secretário municipal de Comunicação (Semcom), Israel Conte, ter apresentado um laudo técnico da empresa Smart Perícias, que segundo ele, comprova a manipulação de imagens do que seria um vídeo falso para atingir o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), os vereadores da oposição na Câmara Municipal de Manaus (CMM) não ficaram convencidos e intensificam as ações na coleta de assinaturas para instalar a “CPI da Semcom”.

Na avaliação dos parlamentares oposicionistas, o secretário não respondeu todos os questionamentos que eles fizeram, dando respostas apenas superficiais.

De acordo com William Alemão (Cidadania), um dos que pedem a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), até esta quarta-feira (20), haviam oito assinaturas confirmadas. O requerimento precisa de 14 assinaturas, no mínimo, para a instauração.

Alemão disse que um laudo particular não é um laudo da polícia ou da Justiça, o que foi questionado pela vereadora Thaysa Lippy (PP), no Plenário da Casa, sobre a qualidade das provas.

“Então a CPI continua e vamos buscar ainda as seis assinaturas que faltam, e acredito que na semana que vem nós estejamos com a CPI instaurada pra averiguar esse vídeo que foi chocante e rodou o Brasil inteiro”, afirmou.

Rodrigo Guedes (Podemos) também afirmou que o pronunciamento do titular da Semcom não foi contundente, pois foi “extremamente evasivo”.

“O fato deles não terem ido a polícia imediatamente, tendo a informação interna do que havia acontecido, denota que eles estão escondendo alguma coisa, e simplesmente contratar uma empresa não significa que a verdade foi esclarecida. Só quem pode esclarecer acima de tudo a população é a Polícia Civil, Federal ou Ministério Público”, alfinetou.

Após todos esses fatos, o vereador Diego Afonso (UB) se reuniu com a oposição ao prefeito e publicou em suas redes sociais que outros vereadores também assinaram o documento.

LEIA MAIS: