Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Israel Conte deve ficar frente a frente com oposição na CMM hoje

Israel foi à CMM nessa terça e disse que o vídeo divulgado tem indícios de manipulação.

Israel Conte deve ficar frente a frente com oposição na CMM hoje

(Foto: Mauro Pereira/ DICOM CMM)

Manaus (AM) – Pressionado pelos vereadores da oposição da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o secretário municipal de Comunicação (Semcom), Israel Conte, vai ter que explicar na CMM, nesta quarta-feira (20), sobre o vídeo de um suposto motorista de um portal de notícias recebendo propina, divulgado pelo site Metrópoles na última quinta-feira (14).

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Caio André (Podemos), Israel Conte se comprometeu em comparecer à Câmara às 10h30. Ele esteve na Câmara na manhã desta terça-feira (19) e conversou com alguns parlamentares no plenário, no entanto, não usou a tribuna.

“Amanhã [quarta-feira] nós teremos a presença do secretário de Comunicação da cidade de Manaus, a partir das 10h30 da manhã, para que ele preste esclarecimentos sobre o vídeo que circulou nos noticiários brasileiros na última semana”, disse Caio André.

O líder do prefeito na CMM, vereador Eduardo Alfaia (PMN), defendeu o secretário e ainda pediu que o Parlamento municipal trate o caso de forma imparcial. “Ainda ontem, comentei com vereadores da oposição que o secretário já desejava vir, que era, inclusive, desnecessária a apresentação do requerimento, porque ele mesmo se coloca à inteira disposição. A única coisa que apelo e peço, inclusive, é que os vereadores tratem isso de forma imparcial, o prefeito tem maior interesse em saber a verdade de toda essa história e esclarecer todos esses fatos”, disse.

O vídeo

De acordo com o vídeo divulgado, um homem se identifica como motorista de um portal de notícias, recebe o dinheiro de uma mulher, supostamente, nas dependências da Secretaria de Comunicação Municipal, e vai ao banheiro com a sacola de dinheiro. Em seguida, ele abre o envelope e mostra a quantia em espécie.

Assista:

Nota da Prefeitura de Manaus

Em nota, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) da Prefeitura de Manaus informou que tomou conhecimento do vídeo pela imprensa e que iniciou a apuração para saber em quais circunstâncias as imagens foram gravadas.

Ainda nesta terça-feira, Israel Conte disse que o vídeo tem fortes indícios de manipulação. “Está claro que o vídeo contém fortes indícios de manipulação. Importa esclarecer os fatos para evitar que outras pessoas e instituições sejam atacadas. A gestão do prefeito David Almeida prima pela transparência e harmonia entre os poderes. E é respeitando a Câmara que me coloco à disposição para prestar todos os esclarecimentos pertinentes a esta questão”, ressaltou.

CPI da Semcom

Os vereadores William Alemão (Cidadania), Capitão Carpê (Republicanos) e Rodrigo Guedes (Podemos) querem abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso. O documento será protocolado nesta quarta-feira (20), mas já conta com vários simpatizantes do tema.

Além das assinaturas (dos três parlamentares que apresentaram o requerimento), a CPI da Semcom teve o apoio dos vereadores Lissandro Breval (Avante), Thaysa Lipe (PP) e Diego Afonso (UB), que se manifestaram favoráveis à investigação na Câmara. Para ser aprovado, o documento precisa de 14 assinaturas.

LEIA MAIS: