Manaus, 1 de julho de 2024
×
Manaus, 1 de julho de 2024

Cenário

Sem aperto de mãos, CMM tem primeiro dia com restrições

Na manhã desta segunda-feira, os vereadores fizeram a higienização com álcool em gel e evitaram apertos de mãos em prevenção ao Covid-19

Sem aperto de mãos, CMM tem primeiro dia com restrições

Os vereadores Joelson Silva e Wallace Oliveira se cumprimentam sem o tradicional aperto de mãos (Foto: Márcio Silva)

Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Manaus, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva (PSDB), definiu durante o último final de semana algumas restrições para evitar a proliferação do novo coronavírus, o Covid-19, no ambiente parlamentar.

Durante o pequeno expediente, na manhã desta segunda-feira, os vereadores fizeram a higienização das mãos com álcool em gel e evitaram apertos de mãos. 

A primeira medida estabelecida pelo presidente da casa, foi a restrição do acesso do público externo. Além disso, foram suspensas as tribunas populares, audiências públicas e reuniões em auditórios. 

“Estamos antenados pelas decisões que estão sendo tomadas pelos órgãos de saúde, então nós não poderíamos remediar. A Câmara está tomando suas atitudes porque é uma casa do povo e ela tem que dar o exemplo. Evidentemente a gente não quer causar nenhum pânico, mas o nosso interesse é pelo menos preservar a população, preservar os vereadores e servidores”, disse o Joelson Silva. 

As medidas foram elaboradas juntamente com a Comissão de Saúde da Câmara formada pelos vereadores Ewerton Wanderley (PHS), Isaac Tayah (PSDC) e Marcelo Serafim (PSB), todos da área de saúde. 

À exemplo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), a Câmara também tornou facultativa a presença no trabalho de servidores com idade a partir de 60 anos e está definindo a restrição do número de assessores que vão trabalhar de forma direta.  

Leia mais em:

Organização Mundial da Saúde declara pandemia do novo coronavírus

O vereador Marcelo Serafim destacou que os maiores índices de mortalidade são na população acima de 60 anos, e ressaltou a importância de seguir o modelo de enfrentamento que teve sucesso em outros países. 

“Muitas pessoas entendem essas medidas como alarmistas, que não é tudo isso, mas o Covid-19 tem um potencial de infecção muito rápido, ele consegue infectar um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo. Cerca de 5 a 10% das pessoas infectadas, dependendo do perfil, precisam de ventilação mecânica de respirador dentro das UTI’s e se gente não tiver o achatamento dessa curva, o sistema vai colapsar”, explicou. 

Propostas

Durante o pequeno expediente os vereadores discutiram diversas propostas para a prevenção do coronavírus, entre elas, o deputado Elias Emanuel, enviou uma indicação à Prefeitura de Manaus para que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) para que seja disponibilizado álcool em gel para os passageiros do transporte público. 

Assembleia Legislativa

Durante esta segunda-feira, a movimentação também foi pequena na ALE-AM. Após as medidas anunciadas no último sábado, 14, pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto, os funcionários já trabalhavam com máscaras. Além disso, com a suspensão dos cursos da Escola do Legislativo, os corredores da casa estavam vazios. 

Leia também: ALE-AM antecipa metade do 13° aos servidores por conta do coronavírus