Manaus, 14 de maio de 2024
×
Manaus, 14 de maio de 2024

Cenário

Sem apoio político, pré-candidatura de Eduardo Braga está esvaziada

O senador ainda não conseguiu firmar fortes alianças e compor chapas competitivas; Braga aparece em terceiro lugar nas opções de voto

Sem apoio político, pré-candidatura de Eduardo Braga está esvaziada

(Foto: Divulgação/ Agência Senado)

Manaus – A poucos meses das eleições, a candidatura do senador Eduardo Braga (MDB) ao governo do Amazonas é incerta. Em discurso no último domingo (28), no município de Manaquiri, Braga jogou a responsabilidade para o povo, deixando ainda mais em dúvidas se entrará na disputa e evidenciando a falta de apoio político. Esvaziado diante da falta de apoio políticos dos adversários, o que se diz nos bastidores é que o senador vai tirar o time de campo e evitar desgaste eleitoral.

“Eu não disse, até hoje, se sou ou não sou candidato ao governo. Sabe por quê? porque ser candidato ao governo não é uma vontade individual de uma pessoa. Ou você tem a perspectiva do povo querer uma mudança, mas uma mudança de verdade, que represente novamente uma perspectiva de futuro para o nosso povo e a nossa gente […]”, disse o senador.

Leia mais: Eduardo Braga pede aplausos a Amazonino em evento esvaziado do MDB

A tentativa de construir uma candidatura robusta vem perdendo forças porque muitos aliados de Braga trocaram de partido e já declararam apoio ao governador Wilson Lima (UB), não deixando espaço para alianças com o senador.

Foto: Reprodução / Instagram

Em maio deste ano, durante convenção do MDB, apenas dois prefeitos do interior estiveram presentes no evento, Jair Souto (MDB), de Manaquiri, e Beto D’Ângelo (Republicanos), de Manacapuru. O ex-governador também ainda não conseguiu compor chapas competitivas para deputados federais e estaduais.

Além disso, ele esperava contar com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser palanque da esquerda no Amazonas, no entanto, no último dia 23, Lula disse que ainda não há definição sobre isso e a aliança entre os partidos será debatida a nível nacional. Após declarar apoio a Omar Aziz, disse que a questão sobre Braga e governo do Amazonas ficam para depois.

Leia mais: Lula reafirma apoio a Omar, deixa dúvidas sobre Braga e diz que vem a Manaus em julho

Eduardo Braga aparece em terceiro lugar nas intenções de voto, de acordo com uma pesquisa estimulada do Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisas do Amazonas (ICEPAM) mas, nos bastidores, há informações de que ele começou a desmobilizar sua equipe de comunicação de campanha. O senador ainda não confirmou se desistirá da candidatura.

Vídeo:

(Reprodução/ Instagram)