
(Fotos: Reprodução/Redes sociais - @marioabrahim)
Itacoatiara (AM) – O prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (Republicanos), lançou sua pré-candidatura à reeleição neste sábado (15), e o evento contou com a presença de alguns políticos da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), como os deputados estaduais Wilker Barreto (Mobiliza), que é pré-candidato a prefeito de Manaus, e Daniel Almeida (Avante), irmão de David Almeida (Avante), que também disputa a reeleição na capital.
O evento contou com a participação de muitos eleitores, quase a mesma proporção dos que compareceram ao lançamento da pré-candidatura de Cabo Maciel (PL) no mês passado. Cabo Maciel, pela segunda vez, disputa a cadeira majoritária com Mário Abrahim, e, ao que parece, o deputado estadual está pronto para uma revanche neste ano.
Wilker disse que Itacoatiara, o segundo maior colégio eleitoral do Amazonas, com 72.518 eleitores, “não terá nenhuma dúvida” em eleger novamente Mário Abrahim, pois basta avaliar, segundo ele, o antes e o depois do município após os últimos quatro anos sob a administração do prefeito.
Daniel Almeida foi ao município representando o Avante, liderado no Amazonas pelo prefeito de Manaus e seu irmão, David Almeida. O deputado enfatizou que o partido foi convidado para fazer parte da chapa de Abrahim.
O deputado federal Adail Filho, agora correligionário do chefe do Executivo municipal, que deixou o União Brasil, do governador Wilson Lima, para disputar a reeleição pelo Republicanos, também esteve presente no lançamento da pré-candidatura.
Adail disse que estava “honrado em apoiar Abrahim nessa jornada”. “Acredito plenamente em sua capacidade de fazer a diferença”, escreveu o filho de Adail Pinheiro em sua página no Instagram.
Lados opostos
Em 2020, Mário Abrahim foi eleito pelo PSC, fundido ao Podemos. Depois ele se filiou ao partido do governador Wilson Lima, o União Brasil. Contudo, seu maior cabo eleitoral foi o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do senador Eduardo Braga. Sua campanha ganhou mais impulso quando o senador Omar Aziz (PSD) também decidiu apoiá-lo.
Por fazerem parte do mesmo grupo político, ele contou com o apoio do mandatário estadual e garantiu recursos para Itacoatiara já em 2022; porém, neste ano, Wilson resolveu apoiar Cabo Maciel e afirmou que o pré-candidato faz parte de sua base na Aleam. Assim, Mário Abrahim deixou o União Brasil, onde está o seu filho, o deputado estadual Thiago Abrahim, e se filiou à sigla Republicanos, comandada pelo deputado federal Silas Câmara no Amazonas.
LEIA MAIS:
- Secretaria compartilha post sobre pré-candidatura de Mário Abrahim e comete crime eleitoral
- Mário Abrahim e Adail Pinheiro desfilam pelos corredores do Congresso em busca de apoio
- Mário Abrahim discursa na Câmara de Itacoatiara e eleitor dispara: ‘vivemos na lama’
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.