Manaus, 25 de junho de 2024
×
Manaus, 25 de junho de 2024

Cenário

Sem UB, Mário Abrahim tenta Mobiliza e Avante para se reeleger em Itacoatiara

O evento contou com a participação de muitos eleitores, quase a mesma proporção dos que compareceram ao lançamento da pré-candidatura de Cabo Maciel (PL) no mês passado.

Sem UB, Mário Abrahim tenta Mobiliza e Avante para se reeleger em Itacoatiara

(Fotos: Reprodução/Redes sociais - @marioabrahim)

Itacoatiara (AM) – O prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (Republicanos), lançou sua pré-candidatura à reeleição neste sábado (15), e o evento contou com a presença de alguns políticos da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), como os deputados estaduais Wilker Barreto (Mobiliza), que é pré-candidato a prefeito de Manaus, e Daniel Almeida (Avante), irmão de David Almeida (Avante), que também disputa a reeleição na capital.

O evento contou com a participação de muitos eleitores, quase a mesma proporção dos que compareceram ao lançamento da pré-candidatura de Cabo Maciel (PL) no mês passado. Cabo Maciel, pela segunda vez, disputa a cadeira majoritária com Mário Abrahim, e, ao que parece, o deputado estadual está pronto para uma revanche neste ano.

Wilker disse que Itacoatiara, o segundo maior colégio eleitoral do Amazonas, com 72.518 eleitores, “não terá nenhuma dúvida” em eleger novamente Mário Abrahim, pois basta avaliar, segundo ele, o antes e o depois do município após os últimos quatro anos sob a administração do prefeito.

 

Daniel Almeida foi ao município representando o Avante, liderado no Amazonas pelo prefeito de Manaus e seu irmão, David Almeida. O deputado enfatizou que o partido foi convidado para fazer parte da chapa de Abrahim.

 

O deputado federal Adail Filho, agora correligionário do chefe do Executivo municipal, que deixou o União Brasil, do governador Wilson Lima, para disputar a reeleição pelo Republicanos, também esteve presente no lançamento da pré-candidatura.

Adail disse que estava “honrado em apoiar Abrahim nessa jornada”. “Acredito plenamente em sua capacidade de fazer a diferença”, escreveu o filho de Adail Pinheiro em sua página no Instagram.

(Foto: Reprodução/Redes sociais – @adailfilho)

Lados opostos

Em 2020, Mário Abrahim foi eleito pelo PSC, mesmo partido do governador Wilson Lima, que após a fusão, se tornou União Brasil. Contudo, seu maior cabo eleitoral foi o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do senador Eduardo Braga. Sua campanha ganhou mais impulso quando o senador Omar Aziz (PSD) também decidiu apoiá-lo.

Por fazerem parte do mesmo grupo político, ele contou com o apoio do mandatário estadual e garantiu recursos para Itacoatiara já em 2022; porém, neste ano, Wilson resolveu apoiar Cabo Maciel e afirmou que o pré-candidato faz parte de sua base na Aleam. Assim, Mário Abrahim deixou o União Brasil e se filiou à sigla Republicanos, comandada pelo deputado federal Silas Câmara no Amazonas.

 

LEIA MAIS: