Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Mário Abrahim discursa na Câmara de Itacoatiara e eleitor dispara: ‘vivemos na lama’

Foi a segunda manifestação da população registrada durante a leitura da mensagem governamental na abertura dos trabalhos legislativos na Câmara de Vereadores do município.

Mário Abrahim discursa na Câmara de Itacoatiara e eleitor dispara: ‘vivemos na lama’

(Foto: Montagem/Bruno Pacheco/AM1)

Itacoatiara (AM) – “Há mais de 7 anos, 20 anos, nós vivemos na lama lá, prefeito”. O desabafo é de um homem nessa segunda-feira, 5, que interrompeu a leitura governamental do prefeito Mário Jorge Abrahim (Podemos), no retorno dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Itacoatiara (CMI), no Amazonas. Em meio à plateia, o manifestante gritou pelo gestor para cobrar por asfaltamento.

O caso, registrado pela reportagem, aconteceu por volta de 18h14, quando o prefeito Mário Abrahim falava sobre obras de asfaltamento e tapa-buracos realizadas pela prefeitura. No momento em que o gestor afirmou que o Executivo municipal transformou as ruas da cidade em vias perfeitamente trafegáveis, o homem, identificado apenas como Daniel, disse que as verbas para o serviço ainda não chegaram ao bairro onde ele mora, o Jardim Florestal.

“As verbas ainda não chegaram no meu bairro. Prefeito, as verbas ainda não chegaram no meu bairro”, desabafou o homem, que também chega a ser interrompido pelo presidente da CMI, vereador Junior Galvão, que presidia a solenidade.

“O senhor respeita o regimento da Casa, não há manifestação aqui. Por favor, por favor, senhor”, pede o vereador.

O homem, por outro lado, insiste: “Eu quero asfalto para amanhã […] Há mais de 7 anos, 20 anos, nós vivemos na lama lá, prefeito”, continuou o manifestante.

‘Eu me comprometo’

O prefeito Mário Abrahim, em resposta ao homem, declara que se compromete em asfaltar o bairro “Jardim Florestal”, e é ovacionado pela plateia. “Eu assumo o compromisso com você, que neste ano eu vou asfaltar seu bairro”, prometeu o gestor.

Manifestação

A manifestação é a segunda registrada nessa segunda-feira, 5, durante a leitura da mensagem governamental do prefeito de Itacoatiara. Mais cedo, professores da rede municipal também realizavam um protesto para reivindicar o pagamento do reajuste do piso nacional da categoria e do abono Fundeb.

O caso, por outro lado, aconteceu do lado externo da Câmara dos Vereadores, onde os profissionais do magistério realizaram um ato com cartazes e placas pedindo por respeito e valorização.

Discurso

Já em seu discurso, que durou cerca de uma hora e meia, o prefeito de Itacoatiara prestou contas da gestão e citou ações de todas as secretarias municipais, entregas de obras e criticou gestões anteriores. Mário Abrahim pontuou que continua trabalhando em novos projetos que serão desenvolvidos em articulação do município e os governos estadual e federal.

“Estou otimista que Itacoatiara vai se tornar atrativa para novos investimentos e, consequentemente, para geração de emprego e renda, tornando-se um lugar melhor”, disse o prefeito, em trecho da leitura governamental.

(*) Bruno Pacheco – Especial para o Portal AM1

LEIA MAIS: