MENU

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

‘Semana da Diversidade’ debate sobre representatividade em Manaus

Realizada pela Descartável Cia. E Produtora, atividades do evento são transmitidas virtualmente pelo Instagram até o dia 29 de junho
Da redação – Portal AM1
• Publicado em 26 de junho de 2021 – 15:18
Anahi Reveil, drag queen, performer, maquiadora e universitária. Foto: divulgação

MANAUS/AM- No mês do Orgulho LGBTQIA+, a s atividades da “Semana da Diversidade” seguem nesta sexta-feira (25) até o dia 29 de junho com a proposta de promover um espaço de diálogo sobre o respeito à diversidade de gênero e para as ações de cidadania em que a arte, a academia e a cultura estão integradas.

O projeto, promovido pela Descartável Cia. E Produtora, traz uma programação gratuita a ser transmitida pelo Instagram (@cep.descartavel) com mesas redondas e apresentação de performances convidadas, além da apresentação do espetáculo “Quarto Azul”, com tradução para a Língua Brasileira de Sinais.

A proposta surge a partir da urgência discursiva da temática acerca do contexto da cidade de Manaus, considerada, segundo pesquisa do GBB 2016, a capital mais violenta para LGBTQIA+ do País.

“A ‘Semana da Diversidade’ visa sensibilizar a população e as lideranças políticas do setor da cultura sobre as inúmeras faces da diversidade humana, ampliando a inclusão dos agentes transformadores do meio e oportunizando cada vez mais ocupar espaços públicos de fala e representatividade”, declara Felipe Maya Jatobá, idealizador do evento.

Atividades

Na sexta (25), a drag queen, performer, maquiadora e universitária Anahi Reveil debateu sobre o tema “Orgulho LGBTQIA+, você tem?”, e a mediação será feita pelo ator Jorge Ribeiro. Já neste sábado (26), às 18h, a arte-educadora Annie Martins, mestra em Teatro e professora da Universidade do Estado do Amazonas participará do diálogo com o tema “Academia e Processos de Inclusão”, mediado pela jornalista Laynna Feitoza.

Já na segunda (28), às 18h, o ator, diretor e dramaturgo Fabiano de Freitas integrará o diálogo da Semana da Diversidade com uma conversa sobre o tema “Artista-Pesquisador e Dissidência nas Artes”, mediado pelo ator Nícolas Queiroz.

“A dissidência nas artes tem sido um dispositivo para diversos criadores que tomam suas vivências fora-da-norma como parte mesmo de suas pesquisas artísticas. Nessas investigações, as ideias de depoimento e de auto-ficção se fazem presentes e expõem radicalmente a crise das narrativas na contemporaneidade: quem narra? Do que se fala? Que temas a normatividade torna elegíveis? Quem pode falar por si?”, diz Fabiano, sobre o diálogo proposto para a Semana.

A abertura da Semana ocorreu no último dia 23 nas redes sociais da Descartável Cia. e Produtora, com uma live-show acústica do cantor Jorge Ribeiro, que trouxe no repertório músicas de artistas nacionais LGBTQIA+. Ainda compõem a programação os espetáculos “Desassossego” (apresentado no dia 24), “E o Céu Beijou a Boca de Saturno”, da Descartável Cia. (no dia 27, às 18h), e “Quarto Azul”, do Grupo Jurubebas de Teatro (no dia 29, às 18h).

A programação encerra o mês do Orgulho LGBTQIA+ na cidade de Manaus, e torna-se pioneira na produção de programação acadêmica voltada para este público alvo, que envolve as pessoas da comunidade, artistas e agentes públicos.

Programação

25 de Junho, às 17h –  Diálogo com Anahi Reveil

26 de Junho, às 18h –  Diálogo com Annie Martins

27 de Junho, às 18h –  Apresentação do espetáculo “E o Céu Beijou a Boca de Saturno”

28 de Junho, às 18h –  Diálogo com Fabiano de Freitas

29 de Junho, às 18h –  Encerramento com a apresentação do espetáculo “Quarto Azul” com tradução para LIBRAS

(*) Com informações da assessoria

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap