Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cidades

Semed afirma que aplicou 93% do Fundeb em ‘despesas de pessoal e escolares’

Após protestos de professores, a Semed divulgou nota afirmando que está cumprindo as obrigações estabelecidas pela legislação.

Semed afirma que aplicou 93% do Fundeb em ‘despesas de pessoal e escolares’

(Foto: Semed/Sec)

Manaus (AM) – Após protesto dos professores nessa quarta-feira (21), a Prefeitura de Manaus divulgou nota afirmando que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem cumprindo as obrigações estabelecidas pela legislação atual, aplicou 93% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) em pagamentos de folha de pessoal.

Conforme a Semed, os demais 7% foram aplicados nas despesas operacionais das unidades escolares, conforme as informações disponibilizadas no Portal da Transparência.

Os protestos começaram após a notícia dada pelo próprio prefeito David Almeida (Avante), na terça-feira (19), que devido à queda de repasses, não houve sobras para o abono. “Esse ano nós recebemos menos do que o ano passado. E nós não temos saldo para fazer o abono este ano. Nosso compromisso é pagar a data-base no momento adequado”, disse David.

Conforme a secretaria, dos recursos recebidos do Fundeb, 73,3% foram destinados ao pagamento dos Profissionais de Educação lotados nas unidades escolares e nas estruturas de apoio pedagógico, incluindo a atualização da Data-Base 2022/2023, Evoluções Funcionais, Gratificação de Produtividade dos servidores administrativos e pagamento das demais vantagens previstas e regulamentadas nos Planos de Carreira e Remuneração em vigor.

“Reiteramos que o Fundeb foi utilizado com responsabilidade e transparência, considerando e priorizando os pleitos da categoria de ganhos permanentes, cumprindo os acordos estabelecidos, visando trabalhar sempre a valorização contínua dos profissionais da educação em nosso município.”

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: