Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Brasil

Senado realizará cerimônia para relembrar ataques golpistas em Brasília

O Senado Federal está fechando os últimos preparativos da cerimônia que ganhou o nome de “a democracia restaurada”.

Senado realizará cerimônia para relembrar ataques golpistas em Brasília

Vândalos roubam Constituição Brasileira em atos golpistas (Foto: Reprodução)

Brasília (DF) – Para relembrar a série de vandalismo, invasões e depredações dos ataques golpistas aos monumentos do governo federal em Brasília (DF) no dia 8 de janeiro de 2023, o Senado Federal está fechando os últimos preparativos de uma cerimônia que ganhou o nome de “a democracia restaurada”.

O ápice deve ser o encerramento com a entrega simbólica da Constituição Federal que foi levada do STF durante os atos golpistas. Também haverá o descerramento de uma placa alusiva à recuperação da tapeçaria de Burle Max que adorna o Congresso Nacional e foi danificada pelos vândalos.

Na cena da invasão repercutiu no país, vândalos aparecem roubando uma réplica da Constituição. O objeto foi recuperado dias depois pela Polícia Federal em São Lourenço (MG) com um dos golpistas.

A cerimônia está marcada para acontecer às 15 horas no Senado. Está prevista, também, a exibição de um vídeo com imagens do que ocorreu naquele dia e discursos de diversas autoridades, incluindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Estão previstos para falar a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, o presidente do STF, Luiz Roberto Barroso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

LEIA MAIS: