Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Senadores do AM assinam CPI para investigar ações do governo federal no combate à pandemia

O senador Omar Aziz lamentou a recomendação do Ministério de Saúde para que viagens a Manaus não sejam realizadas por conta de nova variante

Senadores do AM assinam CPI para investigar ações do governo federal no combate à pandemia

Foto: Divulgação / Senado

Os três senadores da bancada do Amazonas no Senado Federal assinaram requerimento que pede a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a fim de apurar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia de covid-19 no Brasil. O principal motivo dos senadores do estado terem apoiado a abertura da CPI é pelo agravamento da crise sanitária no Amazonas, principalmente, pela falta de oxigênio para pacientes internados.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) é o autor do pedido de criação da CPI da Pandemia. Os senadores Omar Aziz (PSD), Plínio Valério (PSDB) e Eduardo Braga (MDB) assinaram o requerimento de apoio da instalação dessa Comissão Parlamentar de Inquérito.

Omar Aziz disse que a CPI terá caráter técnico, com objetivo de encontrar soluções e não culpados pelo problema.

“Essa CPI será técnica e não política, para encontrar soluções para esse problema da pandemia, principalmente para o estado do Amazonas”, disse Omar. O senador ainda lamentou a atitude do Ministério de Saúde de emitir recomendação para que viagens a Manaus não sejam realizadas por conta da nova variante detectada.

“O Ministério da Saúde está recomendando não ir para Manaus. Está chegando a esse ponto. Essa situação de preconceito eu atribuo à desinformação. Agora, existe um vírus de Manaus. Ah, pera aí, não é assim!”, criticou Aziz.

Leia mais: Mesmo com eleição cancelada, Marcelo Ramos se garante como vice-presidente da Câmara

Já o senador Plínio Valério (PSDB) ponderou que este não seria o momento de instalação de uma CPI em pleno tumulto ocasionado pelo novo pico de casos e mortes pela covid-19 em todo o país, todavia, explicou que decidiu apoiar, para não impedir a investigação por parte de outros senadores.

“Não acredito na culpa única do governo federal e, também, embora eu discorde um pouco de que este não seria momento de uma CPI, porque está em pleno tumulto, em plena tempestade, mas eu não posso impedir, por falta de uma assinatura, que alguns senadores que queiram investigar, investiguem.
Eu acho que essa CPI deve ir longe e deve chegar ao Amazonas. A hora não é de apontar os culpados ainda. A hora é de arrumar solução, mas há um grupo de senadores que quer investigar e eu assinei e concordei com isso, embora não queira e não aceitei participar da Comissão”, explicou Plínio Valério.

A CPI ainda aguarda a assinatura de mais um senador para que possa ser instalada no Senado Federal para investigar a atuação do governo federal no enfrentamento da pandemia de covid-19.

A reportagem não obteve retorno do senador Eduardo Braga sobre sua assinatura para criação da CPI.