Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Senadores e vereadores debatem sobre economia em sessão on-line da CMM

Braga e Plínio apresentaram ações desenvolvidas no Senado para ajudar o Amazonas a enfrentar a pandemia de coronavirus

Senadores e vereadores debatem sobre economia em sessão on-line da CMM

Durante o pequeno expediente na sessão virtual da Câmara Municipal de Manaus, desta quarta-feira, 13, os senadores Plínio Valério e Eduardo Braga, participaram de um debate no qual discutiram o futuro da economia na capital e atuações federais no colapso do sistema de saúde do estado.

Plínio Valério iniciou sua participação na sessão respondendo perguntas sobre atuação federal em relação ao colapso no sistema de saúde da capital.

“Se me permite, presidente Joelson, gostaria de iniciar com alguns números, o que a gente conseguiu para o Amazonas através da reposição de terra e arrecadação de impostos, quando digo nós, digo os oitos deputados federais e os três senadores, foi a quantia de 458 milhões, esse dinheiro vai chegar e vai chegar logo, para o sistema de saúde do estado”, iniciou o senador.

Na CMM, os parlamentares fizeram questionamentos a respeito de como os representantes do estado têm trabalhado no parlamento e se os recursos conquistados por deputados federais e senadores irão chegar a tempo de socorrer o Amazonas.

“Agente vê o ministro Paulo Guedes dizer que foi destinado milhões, bilhões e para o Amazonas . E esse dinheiro, como você disse,  foi liberado para o estado essa semana , como vossa excelência informou,  mas nos hospitais a gente só vê a falta de equipamentos, médicos, estrutura. A minha pergunta é: será que esse dinheiro vai chegar a tempo? Será que esse dinheiro tem chegado aqui no estado?”, disse o vereador Eloi Abreu (PMN).

Em resposta, Plínio Valério lembrou que os trabalhos que envolvem o parlamento demoram e que a atuação de representantes do estado no cenário federal deve ser justamente a de cobrar velocidade nas articulações.

“No parlamento, as coisas demoram, a gente aprova o trâmite , mas as coisas demoram, mas é aí que a gente entra. Como por exemplo, o que eu disse ainda a pouco, a gente aprovou o pagamento de 458 milhões de verba para o Amazonas, mas as coisas demoram e é a gente que tem que empurrar isso. Mas o Amazonas tem recebido sim ajuda do governo federal, eu entrei ontem com um projeto que torna esse trâmite mais transparente”, disse o senador.

O senador Eduardo Braga também respondeu a questionamentos a respeito de recursos vindo de interações de senadores e deputados federais. Durante o debate, o senador foi questionado pelo vereador Claudio Proença sobre as declarações do ministro Paulo Guedes a respeito do modelo de Zona Franca do Amazonas, para ele, outras modalidades de economia deveriam ser exploradas no estado.

“O Estado, por exemplo, não dá incentivo a empresários psicultores, o nosso estado não pode desmatar para criar pastos e investir no agronegócio como no Sul, mas podemos investir em criadouros de peixes. Não está na hora de toda a bancada federal se reunir com o Governo do Amazonas para discutir outras modalidades, outras maneiras de modelo de economia, outros modelos de sustentação da economia fora o modelo ZFM?”, questionou o vereador Cláudio Proença (PMN).

Na resposta, Braga explica que tanto falta atuação do estado, liquidez em arrecadações e transparência, o assunto é de natureza macro econômica. Ele ainda lembra que em outros setores, o Amazonas está com safra recorde em produções agrícolas.

“De janeiro a abril, a arrecadação do Governo do Estado do Amazonas cresceu, nós estamos exportando muito, o saldo da balança comercial brasileira no meio desta pandemia vai ser maior e mais positivo do que o do ano passado, estamos exportando mais e importando menos. A questão da ZFM , falta investimento público, falta atuação, falta liquidez do Estado”, disse o senador.