Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Servidores do Ipaam paralisam atividades e pedem data-base

Em reunião presidida pelo presidente da associação dos servidores do Ipaam, definida como "reunião de advertência", cerca de 140 servidores participaram do protesto

Servidores do Ipaam paralisam atividades e pedem data-base

Pauta de reivindicação dos servidores sendo entregue ao presidente do Ipaam, Juliano Valente (Carlos Bolívar/Amazonas1)

Em Ato Público para pedir o recebimento das data-bases e progressão funcional, a Associação dos Servidores do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Sindicato dos Trabalhadores dos Setores Públicos Agropecuário, Florestal, Pesqueiro e do Meio Ambiente do Amazonas (SINTRASPA), estão desde às 9h da manhã desta sexta-feira, 5, realizando uma manifestação na sede do Ipaam, no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus.

Em reunião presidida pelo presidente da associação dos servidores do Ipaam, Arivam Ribeiro Reis, definida como “reunião de advertência”, cerca de 140 servidores participaram do protesto. A paralisação acontece durante esta sexta-feira, 5, e na segunda-feira, 8. Caso o governador Wilson Lima (PSC) não se pronuncie, os servidores prometem iniciar a greve geral na próxima quarta-feira, 10.

(Carlos Bolívar/Amazonas1)

A vice-presidente da associação, Sandra Amorim, informou que, caso o governador Wilson Lima (PSC) não se pronuncie e não atenda às reivindicações solicitadas, a greve iniciará na quarta. “Estamos esperando o governador dizer o que pode fazer. O governador veio aqui e ficou de dar uma resposta e analisar nossa situação, mas até agora não comunicou nada”.

A pauta de reivindicação dos servidores foi entregue ao presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, e será encaminhada ao governador Wilson Lima. Dentre uma das medidas, além do reajuste salarial, progressões horizontais, o presidente da associação dos servidores do Ipaam, Arivam Reis, destacou a precariedade das salas da instituição, na qual ele chamou de “situação sub-humana” e “ridícula”.

Reivindicações

Os servidores reivindicam a aprovação do PCCR dos servidores com a reposição salarial (datas-bases de 2015/2016/2017/2018 e 2019); o cumprimento da progressão funcional; cumprimento das gratificações de curso de Especialização, Mestrado e Doutorado; plano de saúde ou Auxílio saúde; seguro de vida; adicional de periculosidade e adicional de insalubridade; auxílio alimentação reajustado; melhorias no ambiente de trabalho; realização de concurso público; construção da nova sede do Ipaam.

Necessidades

Durante a reunião, os servidores destacaram a necessidade que eles estão passando com suas famílias, devido a falta de reajuste salarial. O gerente de fiscalização ambiental, Luiz Henrique, que já é servidor público há mais de dez anos, lamentou a falta de atenção às reivindicações e falta de “humanidade” por parte do governo. “Necessitamos de melhorias, estamos trabalhando sem estímulo, sem vontade, pois estamos passando por necessidade em nossas casas e queremos uma resposta imediata. É uma situação triste e lamentável. Falta humanidade por parte governo que precisa olhar por nós”.