Manaus, 1 de setembro de 2026
×
Manaus, 1 de setembro de 2026

Cenário

SES-AM entra na mira do MP por risco de atuação sem habilitação médica em SPAs

Procedimento cobra providências do Estado para impedir que pessoas sem a devida habilitação exerçam função de médico.

atestados-usados-em-licitacao-

MPAM. (Foto: Portal AM 1)

Manaus (AM) – A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) entrou na mira do Ministério Público do Amazonas (MPAM) para garantir que pessoas sem a devida habilitação não atuem como médicos nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) da rede estadual.

O acompanhamento foi aberto pela 54ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública. A SES-AM aparece como parte passiva no Procedimento Administrativo nº 09.2026.00000768-0, instaurado em 18 de junho de 2026.

No documento, o MPAM afirma que o objetivo é acompanhar as providências adotadas pela Secretaria para garantir que “pessoas sem a devida habilitação não atuem como médicos” nos SPAs do Amazonas.

A publicação chama atenção por colocar sob fiscalização uma questão básica para o funcionamento da rede pública: garantir que quem exerce a função de médico tenha habilitação para isso.

Apesar da gravidade do tema, a publicação pelo Ministério Público não informa quais SPAs estão envolvidos, quantas pessoas teriam motivado a apuração nem se houve casos efetivamente confirmados. O documento também não detalha quais providências já foram tomadas pela SES-AM.

O problema envolvendo qualificação profissional não aparece isolado. Em outro procedimento, o MPAM acompanha medidas da SES-AM e da Maternidade Dona Nazira Daou para impedir que profissionais sem a devida qualificação atuem como especialistas em pediatria e neonatologia na unidade.

Os dois procedimentos colocam a gestão estadual da saúde sob cobrança do Ministério Público justamente em um ponto elementar da assistência: a qualificação de quem atende pacientes dentro das unidades públicas.

Confira:

ses-entra-na-mira-do-mp-por-ri

LEIA MAIS: