Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Simão Peixoto diz que vice passeia muito e não governa a cidade

Em entrevista exclusiva ao Portal AM1, Simão Peixoto criticou o vice por não estar em Borba para trabalhar.

Simão Peixoto diz que vice passeia muito e não governa a cidade

Simão Peixoto e Zé Pedro (Fotos: Arquivo Portal AM1/Celso Maia)

Borba (AM) – O prefeito de Borba, Simão Peixoto (MDB), criticou o vice-prefeito, Zé Pedro (PSD), em entrevista exclusiva ao Portal AM1 na última sexta-feira (9). O mandatário afirmou que o vice viaja muito para Manaus e deixa de governar a cidade como deveria.

A relação entre os políticos se complicou pouco depois de o chefe do Executivo municipal de Borba ser preso, por três vezes seguidas, durante seu último mandato – que se encerra em dezembro deste ano.

Anteriormente, também em entrevista exclusiva ao Portal AM1, o vice-prefeito Zé Pedro afirmou que “está sendo perseguido por Simão Peixoto”, que segundo ele, o acusa de traição política. A reportagem entrou em contato com Peixoto, que confirmou a informação e disse que não confia mais em seu vice, pois “ele o traiu”.

Ainda de acordo com Simão Peixoto, com a ausência de Zé Pedro, ele se encontra sozinho no município e conta com o apoio de seu secretariado e de vereadores para administrar a gestão. Mas, o chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para “convidar” o vice a estar com ele em Borba “para conversar, e assim, governar a cidade”.

“Eu estou esperando ele aqui no município de Borba para a gente continuar o nosso trabalho […] Eu esperava o vice-prefeito, aqui no município de Borba, para a gente continuar o nosso trabalho, porque aqui no município só se encontra eu, os vereadores  e os secretários pra gente trabalhar. E ele só vive em Manaus, e isso não é certo”, confrontou Peixoto.

Apesar do embate político, tanto Simão Peixoto quanto Zé Pedro afirmam que não há ressentimentos entre eles, mas que a relação entre os dois é totalmente institucional.

“Eu quero deixar bem claro para a população que eu não tenho problema nenhum com ele e nem contra ele. Muito pelo contrário,  eu estou me defendendo das denúncias que ele fez contra mim. Desavenças políticas eu não tive, e nem pessoal”, declarou Peixoto à reportagem.

Além do convite, Simão Peixoto afirma que seu “compromisso com Zé Pedro é zero”. “Eu nunca fiz denúncia contra ele, eu não tenho nada contra ele, mas politicamente, o meu compromisso com ele é zero”, destacou.

Eleições 2024

Devido à atual situação entre os gestores, o tabuleiro político para as eleições municipais deste ano já começa a se desenhar e despertar o interesse, até de outros políticos que não participarão de forma direta do pleito, entretanto, já estão atuando para marcar território nas próximas eleições gerais, que ocorrem em 2026.

Tendo em vista os acontecimentos, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), esteve reunido com Zé Pedro na última semana em Manaus e, de acordo com o vice de Simão Peixoto, Wilson Lima afirmou que o “apoiaria” neste pleito, após Zé Pedro apresentar a situação da cidade ao governador.

Wilson Lima, em 2026, pode ser um dos nomes a brigar por uma das cadeiras do Senado Federal, e precisará conquistar o maior número de votos em todo o estado. Por isso, Borba não ficará de fora da lista do governador e apoiar Zé Pedro como pré-candidato a prefeito em 2024 pode ser uma das estratégias de Lima.

Mas há outro nome que não participará diretamente das eleições municipais, no entanto, planeja comandar o colégio eleitoral: Eduardo Braga, senador pelo (MDB).

O senador é, hoje, um grande aliado para Simão Peixoto, uma vez que o prefeito tratou de se filiar ao MDB em outubro do ano passado. Peixoto afirmou ao Portal AM1 que, até o momento, não tem um nome para lançar como candidato a prefeito, porque pretende terminar seu mandato “trabalhando e cumprindo o que prometeu ao povo nas últimas eleições”.

Seu vice, por sua vez, afirma que é pré-candidato a prefeito e está à procura de um vice para a sua chapa. De acordo com a sua afirmação, ele não tem um nome ainda, mas há várias opções para tal. Mas decidir quem será é uma escolha do partido.

Assista à entrevista com o prefeito de Borba, Simão Peixoto:

Simão Peixoto diz que vice passeia muito e não governa a cidadeO prefeito de Borba, Simão Peixoto (MDB), criticou o vice-prefeito, Zé Pedro (PSD), em entrevista exclusiva ao Portal AM1 na última sexta-feira (9). O mandatário afirmou que o vice viaja muito para Manaus e deixa de governar a cidade como deveria.

Publicado por Amazonas1 em Domingo, 11 de fevereiro de 2024

LEIA MAIS: