Manaus, 30 de abril de 2025
×
Manaus, 30 de abril de 2025

Cenário

Simão Peixoto gasta mais de meio milhão na compra de sabão em barra

A informação consta em publicação do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado do Amazonas.

Simão Peixoto gasta mais de meio milhão na compra de sabão em barra

(Foto: Reprodução/@prefeitosimaopeixoto)

Manaus (AM) – O prefeito de Borba, Simão Peixoto, abriu licitação para compra de materiais de limpeza no município com valores considerados exagerados, como o item que corresponde à aquisição de barras de sabão no valor total de R$ 542.524,23.

A informação consta em publicação da última segunda-feira (12) do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado do Amazonas, que inclui o pregão eletrônico n.º 007/2024-COMCONTR.

Conforme a prefeitura, os materiais adquiridos junto à empresa vencedora do certame, a Gabriel Comércio de Produtos Alimentícios, têm o menor preço por item do mercado.

O contrato firmado entre a prefeitura e a empresa, que tem vigência 12 meses a partir da data de assinatura, foi assinado em 18 de julho.

Outro valor que chama atenção é o preço pago em soda cáustica, produto usado para desentupir tubulações de pias, ralos e vasos sanitários, que chega ao valor de R$ 168.818,00.

Além da Gabriel Comércio, as empresas Mercantil JSJ, Gleize de Souza Pedrosa e DB do Nascimento Ltda também constam no documento como fornecedoras de diversos produtos de higiene e limpeza, que, segundo a prefeitura, atendem às demandas das secretarias municipais.

 

(Foto: Divulgação)

Quando se trata de recursos públicos, Simão Peixoto é conhecido por outras polêmicas, como o episódio em que foi alvo da Polícia Federal, em janeiro deste ano, por suspeita de manipular testemunhas da investigação que apura desvios de recursos públicos do ano de 2020, em plena pandemia de Covid-19.

(Foto: Divulgação)

 

(Foto: Divulgação)

Críticas

Da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) criticou a compra feita pela administração de Peixoto e disse que acionará os órgãos de controle, como o Tribunal de contas do Amazonas (TCE-AM) e Ministerio Publico do Amazonas (MP-AM) para apurar a licitação.

“Vocês imaginem 90 mil barras de sabão, tem que ter muita sujeira numa prefeitura dessas para um prefeito gastar 90mil em barras de sabão. Ele está gastando mais de 500 mil reais, mais de meio milhão de reais só para comprar sabão. Eu até entendo que tem muita sujeira em Borba”, ironizou a parlamentar.

Questionamentos

O Portal AM1 entrou em contato com a Prefeitura de Borba, por meio da assessoria de imprensa, para questionar os valores, mas até a publicação desta matéria não obteve respostas.

 

LEIA MAIS: