Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Brasil

Sisu 2023: inscrição começa nesta quinta-feira

O prazo iniciado hoje (16) vai até o dia 24 de fevereiro

Sisu 2023: inscrição começa nesta quinta-feira

Para se inscreverem, os estudantes devem acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação (Foto: Valter Campanato/ gência Brasil)

Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa seleciona estudantes para vagas nas instituições públicas de ensino superior. O prazo iniciado hoje (16) vai até o dia 24 de fevereiro.

Para se inscreverem, os estudantes devem acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação.

O site disponibiliza informações sobre processos seletivos para o ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com financiamento especial para cursos superiores.

Somente podem se inscrever os candidatos que fizeram a última edição do Enem e não zeraram a redação, uma vez que eles serão avaliados por essa notas. O resultado do Enem 2022 foi liberado no último dia 9.

No momento da inscrição no SiSU 2023/1, o estudante poderá selecionar duas opções de curso, especificando a instituição, local de oferta e turno. Além disso, o aluno precisa escolher uma das modalidades de concorrência do SiSU.

Modalidades

  • Ampla concorrência: todos os estudantes, independente do local de estudo ou renda.
  • Lei de Cotas: As instituições federais são obrigadas a reservar no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro da reserva, existem oportunidades exclusivas para pretos, pardos e indígenas; alunos de baixa renda e pessoas com deficiência.
  • Ações afirmativas: Modalidade de cotas facultativa na qual a reserva de vagas fica a critério das instituições. Entram nelas, por exemplo, as oportunidades regionais, para reforma agrária, para pessoas com deficiência independente da trajetória escolar, quilombolas, ciganos e transgêneros. 

Durante o período de inscrição para o SiSU, o estudante poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento, devendo inclusive se certificar das opções escolhidas até o término do prazo de inscrição.

(*) Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS: