Manaus, 30 de abril de 2025
×
Manaus, 30 de abril de 2025

Cenário

Sob rumores de ‘ruptura’ política, Omar e David se reencontram no Ifam

O prefeito de Manaus, David Almeida, e o senador Omar Aziz, que são alvos de rumores de uma possível ruptura política pela cadeira de governador em 2026, participaram da inauguração do Ifam nesta segunda-feira (31).

Sob rumores de ‘ruptura’ política, Omar e David se reencontram no Ifam

Foto: (Reprodução/ @omaraziz.senador)

Brasília (DF) –  Os principais nomes para as eleições 2026 estiveram juntos, nesta segunda-feira (31), na inauguração do Centro de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

O prefeito David Almeida (Avante) e os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) participam de uma entrega do governo federal, junto ao ministro da Educação, Camilo Santana.

A expectativa era que o governador Wilson Lima (União Brasil) e o vice-governador Tadeu de Souza (Avante) participassem da inauguração, mas isso não aconteceu.

Nos bastidores da política amazonense, o encontro das autoridades pode ser cada vez mais raro, visto que o posicionamento e as alianças feitas em 2024 podem se romper.

Governo do Amazonas 

Com o nome de Wilson Lima fora da disputa, os olhos estão voltados para o senador Omar Aziz, que já atua em sua pré-campanha para disputar o Governo do Amazonas, e para o atual prefeito de Manaus, David Almeida, que caminha para uma possível candidatura ao Executivo estadual.

O senador pontuou à reportagem que não está ciente de nenhuma ruptura e os “aliados” estão juntos no evento do governo.

“Não tenho conhecimento sobre ruptura, ele está aqui comigo no IFAM,” disse Omar.

Wilson Lima já afirmou que tem expectativas para o Senado em 2026, mas sua candidatura vai depender da “vontade do povo” e do direcionamento do partido.

Em caso de saída, o político deixa a cadeira para Tadeu de Souza, aliado do prefeito, que pode também tentar disputar a vaga de governador no próximo ano.

O cenário para 2026 ainda é incerto sobre os nomes que oficialmente vão brigar pela cadeira mais alta do Executivo estadual, mas a cada dia novos nomes surgem na disputa.

LEIA MAIS