Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cidades

Sobe para 47 o número de infectados com coronavírus no AM

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/AM) investiga mais 15 casos

Sobe para 47 o número de infectados com coronavírus no AM

(Reprodução/Facebook)

O número de casos confirmados de coronavírus no Amazonas subiu para 47 nesta terça-feira, 24, sendo 45 registrados em Manaus e 2 em Parintins, interior do Amazonas. Segundo a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/AM) investiga outros 15 casos.

Cinco pacientes estão internados, sendo dois no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz e três na rede de saúde privada, que apresentam um quadro de estabilidade. “Quatro pacientes estão na faixa etária entre 39 e 43 anos e um paciente tem 88 anos”, destacou Rosemary.

O novo balanço foi divulgado durante coletiva de imprensa on-line na tarde de hoje concedida pelo secretária-executiva adjunta de assistência especializada a Secretaria de Saúde (Susam), Daiana Mejia, e pela diretora-presidente da fundação. Conforme Rosemary, o titular da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), Rodrigo Tobias, está em isolamento social em casa por apresentar sintomas gripais.

Segundo Rosemary, o Estado também já passou para o estágio 2 da doença, a transmissão local, quando a pessoa que viajou e adoeceu transmite a doença para um membro da família, parente ou um amigo. De acordo com a diretora, o Amazonas não tem transmissão comunitária, quando não há como identificar a origem da infecção. 

Calamidade Pública

Na tarde de ontem, 23, o governador Wilson Lima decretou ‘Estado de Calamidade Pública’ no Amazonas e anunciou uma série de medidas restritivas para combater a pandemia do coronavírus. “Estamos tomando medidas mais restritivas baseadas na avaliação dos nosso técnicos, da Dr. Rosemary da Fundação de Vigilância em Saúde e do nosso secretário Rodrigo Tobias, disse.

O governador, também, decretou que todos os estabelecimentos de recreação e lazer sejam fechados e os serviços de clínicas e consultórios sejam suspensos, com exceção dos atendimentos de urgência e emergência. Além disso, todos serviços do Governo do Amazonas serão realizados em regime de home office, com exceção dos serviços de saúde e segurança pública.

Economia

Ainda nessa segunda-feira, Wilson Lima conversou com o presidente Jair Bolsonaro e anunciou medidas de fomento econômico, como a disponibilização de R$ 40 milhões para micro e pequenas empresas por meio da Agência de Fomento do estado do Amazonas (Afeam). 

Também foi determinada a estruturação de um programa de distribuição de renda para 50 mil famílias de baixa renda do estado do Amazonas. “Essas famílias receberão 200 reais no período de três meses”, explicou o governador.