Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Política

Sonia Guajajara discute demandas com lideranças em Humaitá

A ida da ministra ao município amazonense representa a retomada do Estado na região sul do Amazonas, onde ocorre invasão de terras indígenas. 

Sonia Guajajara discute demandas com lideranças em Humaitá

(Foto: Redes Sociais/Reprodução)

Manaus (AM) – A ministra Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, está no Amazonas cumprindo agenda no município de Humaitá, a 590 quilômetros de Manaus, onde participa de encontro com lideranças indígenas na Aldeia Campinho.

A ida da ministra representa a retomada do Estado na região sul do Amazonas, onde ocorre invasão de terras indígenas.

A visita, que estava prevista para a primeira quinzena de maio, para debater as demandas dos povos na região, ocorre quatro meses depois.

Na madrugada desta segunda-feira (14), a ministra publicou uma foto, nas redes sociais, com o grupo de trabalho que integra a comitiva ministerial; antes de embarcar para o Amazonas.

Ao Portal AM1, Ivanildo Tenharim, secretário municipal de Povos Indígenas, disse que a comitiva ministerial participará da 1ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas do sul do Amazonas, que ocorre na aldeia Campinho, situada nas terras indígenas Tenharin Marmelos.

Cúpula da Amazônia

Na semana passada, após a aprovação do documento da Cúpula da Amazônia, a ministra afirmou que é necessário ter metas claras, como a demarcação das terras indígenas, para evitar que o bioma amazônico chegue ao “ponto de não retorno”.

“Um dos objetivos maiores é evitar que a gente chegue no ponto irreversível, que é o chamado ponto de não retorno. Para isso, precisamos contemplar demarcação das terras indígenas, titularização de territórios quilombolas, valorização das sociobiodiversidade dos povos das florestas, respeitar os direitos e estabelecer metas e efetivá-las”, disse.