Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Política

STF pede que PGR se manifeste sobre denúncia de Rueda contra Bivar

Rueda denunciou Luciano Bivar alegando que teria sido ameaçado de morte por ele. Os aliados de Rueda pedem a expulsão de Luciano Bivar desde então. 

STF pede que PGR se manifeste sobre denúncia de Rueda contra Bivar

(Fotos: Divulgação/Câmara do Deputados/UB)


Brasília (DF) – Após a briga interna dentro do União Brasil (UB) e dois incêndios em duas casas do presidente nacional da sigla, Antônio de Rueda, o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste. O pedido ocorreu na última sexta-feira (15).

Rueda denunciou Luciano Bivar alegando que teria sido ameaçado de morte pelo dirigente da sigla. Bivar negou. Os aliados de Rueda pedem a expulsão de Luciano Bivar desde então.

Similar

No dia 29 de fevereiro, Rueda foi eleito para comandar o União Brasil depois de uma tentativa de “virada de mesa” de Bivar que tentou cancelar a convenção, caso parecido com o que aconteceu no Amazonas, quando o deputado federal Pauderney Avelino tinha sido eleito presidente do diretório estadual pela terceira vez.

Durante a coletiva de imprensa, Pauderney foi surpreendido com a notícia de que não foi reconhecido pela Executiva nacional e nem pela Justiça do Amazonas para comandar a legenda e abandonou a coletiva.

Vale lembrar que a ação foi movida pelos aliados de Wilson Lima, atual presidente do UB no estado, para impedir que Avelino continuasse à frente do partido.

Dessa briga, Wilson Lima saiu vencedor neste ano e até deu um cargo para Pauderney em Brasília, na Câmara dos Deputados. Ele ficou com a vaga de Fausto Jr. (UB), que saiu para ser titular de uma secretaria na gestão de Wilson. Será que o mesmo vai se repetir com a Executiva nacional?

Posse

A posse de Antonio de Rueda está prevista para maio e até lá muita coisa pode acontecer. Nessa história, podemos, também, lembrar que Luciano Bivar apoiou Wilson Lima para presidir o União no Amazonas, e na convenção do UB para escolher o presidente nacional deste ano, Wilson resolveu apoiar Rueda.

O União Brasil é resultado de uma fusão entre o DEM e o PSL em 2022, e desde esse acontecimento há uma disputa pelo controle do partido porque as duas alas nunca se acertaram.

LEIA MAIS: