Manaus, 20 de abril de 2025
×
Manaus, 20 de abril de 2025

Política

Suplente de Eduardo Bolsonaro é convocado para assumir vaga

Eduardo Bolsonaro (PL) decidiu permanecer nos Estados Unidos e tirar uma licença do mandato parlamentar na Câmara dos Deputados.

Suplente de Eduardo Bolsonaro é convocado para assumir vaga

( Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

Brasília (DF)A Câmara dos Deputados oficializou o pedido de licença do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e chamou o suplente dele, Missionário José Olímpio (PL-SP), para ocupar a vaga enquanto o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro estiver afastado.

Olímpio tem os próximos 30 dias para se apresentar e assumir, temporariamente, o mandato de deputado federal. O afastamento de Eduardo Bolsonaro será dividido em duas partes. Primeiramente, o parlamentar tirará uma licença para tratamento de saúde, por dois dias.

A segunda licença será para tratar de interesse particular por 120 dias. Em virtude do afastamento de Eduardo Bolsonaro ultrapassar 120 dias, a convocação de um suplente foi necessária para ocupar a vaga.

No sistema da Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro já aparece como “não está em exercício”.

Saiba que é missionário José Olímpio

Antes de ingressar no PL, partido liderado por Valdemar Costa Neto, Olímpio passou por diversas siglas, incluindo MDB, PP, DEM e União Brasil. Natural de Itu (SP), ele foi vereador por seis mandatos e exerceu dois mandatos como deputado federal pelo PP, entre 2011 e 2019.

Durante sua passagem pelo PP, Olímpio foi denunciado pela Operação Lava Jato, acusado de receber R$ 306,5 mil de empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras. No entanto, o inquérito foi arquivado pelo ministro do STF Edson Fachin em outubro de 2017.

Em 2014, chegou a propor um projeto de lei contra a “nova ordem satânica”. O projeto proibia o implante em seres humanos de identificação em forma de chips e outros dispositivos eletrônicos, mas acabou sendo engavetado pela CCJ da Câmara.

Formado em Direito, obteve cerca de 61 mil votos nas eleições de 2022. Ele é ligado à Igreja Mundial do Poder de Deus, liderada por Valdemiro Santiago.

(*) Com informações do R7

LEIA MAIS: