Manaus, 26 de junho de 2024
×
Manaus, 26 de junho de 2024

Economia

Tá calor? Saiba identificar os vilões da sua conta de luz e aprenda a economizar

Ar-condicionado, geladeira, panelas e forno elétricos; saiba quais desses itens mais consomem energia.

Tá calor? Saiba identificar os vilões da sua conta de luz e aprenda a economizar

Foto: Reprodução/Canva/Montagem Portal AM1

Manaus (AM) – Com o dia mais quente registrado no domingo (28), os manauaras não têm outra alternativa a recorrer senão a um dos principais vilões da renda familiar – a energia elétrica.

De acordo com pesquisa de 2022, da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), o gasto com a eletricidade representa em média 23% do preço final da cesta básica no Brasil.

Para famílias de renda mais baixa, o valor gasto com a conta de luz pode comprometer quase 10% do orçamento familiar.

Mas nem tudo está perdido, revela Marco Souto – especialista em Eficiência Energética. Ele dá dicas para diminuir os custos com o consumo de energia.

Segundo Souto, para quem usa ar-condicionado, o melhor é deixar em no máximo 24ºC de temperatura, desde que o aparelho seja adequado para o tamanho do ambiente.

“Sempre que a gente usar o ar-condicionado, é bom que as portas e janelas estejam todas fechadas para isolar o ambiente”, orienta o especialista.

Porém, o consumidor deve ter alguns cuidados para o uso correto do aparelho. “Outra coisa que deixa o ar-condicionado muito eficiente é que ele esteja limpo, tanto a parte interna quanto a externa, que os fritos e a condensadora estejam limpos”.

O especialista alerta, também, para a instalação do ar-condicionado, que pode estar gastando mais energia porque foi mal instalado.

Para quem usa chuveiro elétrico, o ideal é que seja um banho curto.

“O segredo é que as pessoas tomem um banho curto de no máximo cinco minutos e que o chuveiro esteja sempre na temperatura morna, não naquela mais quente que o pessoal põe no inverno. Existem alguns chuveiros que se chamam, em vez de elétricos, eletrônicos. Ele é ainda mais eficiente porque a gente controla a temperatura de banho nele”, explicou Souto.

Panelas elétricas: Inimigas ou aliadas?

Apesar de parecer mais caro, o uso de panelas e fornos elétricos podem trazer economia para o bolso. “Se a gente for colocar em dinheiro, sai mais barato do que fazer com o uso de gás de cozinha. Comparando, você fazer arroz numa panela elétrica e fazer arroz no gás a gente gasta o dobro”, disse.

Geladeira é vilã

Quem diria que um dos eletrodomésticos mais comuns nas residências seria considerado vilão quando se trata de consumo de energia. Mas o especialista explica que o fator para que a geladeira tenha alto consumo de energia é o uso inadequado. Souto diz que nos períodos de maior calor o consumo é maior.

“O melhor jeito de usar a geladeira é que ela tenha pelo mesmo um palmo afastada da parede. A porta dela tem que ter aquela resistência, o que significa que o isolamento tá bom. Que ela não tenha nada nas laterais, porque as geladeiras frost free esquentam as laterais e se a gente deixar alguma coisa na lateral abafando, por exemplo, móveis embutidos, acaba que esquenta dentro”, disse.

Segundo Souto, o melhor é deixar a temperatura menos fria possível no termostato, porque assim ela gasta menos energia. “Ela deve ficar afastada da luz do sol para não esquentar a parte externa. A geladeira é uma grande caixa térmica, se esquenta a parte de fora, a parte de dentro vai tentar compensar usando mais o motor e gastando mais energia”, finalizou o especialista.

Confira algumas dicas para o uso racional de energia elétrica

  • Não demorar no chuveiro e desligar a torneira enquanto se ensaboa;
  • Nos dias quentes, deixar a chave do chuveiro na posição verão;
  •  Preferir a luz natural durante o dia;
  •  Apagar a luz ao deixar algum cômodo de sua residência;
  •  Não dormir com televisão ligada;
  • Não forrar as prateleiras da geladeira e não colocar roupas para secar atrás do equipamento;
  •  Não deixar a geladeira aberta por muito tempo e manter a borracha de vedação da porta sempre em boas condições;
  •  Não vale a pena desligar a geladeira como forma de economizar energia;
  •  Preferir eletrodomésticos com o selo do Programa Nacional de Conservação de;
  • Energia Elétrica (Procel).;
  •  Aproveitar, ao máximo, o calor do sol para secagem das roupas para reduzir uso da secadora.


LEIA MAIS: