Manaus, 21 de março de 2025
×
Manaus, 21 de março de 2025

Cenário

Tadeu afirma não ter sido convidado para a leitura de Wilson na Aleam

Procurada pela reportagem e questionada sobre a declaração de Tadeu, a Aleam não se manifestou. O espaço continua aberto para esclarecimentos.

Tadeu afirma não ter sido convidado para a leitura de Wilson na Aleam

(Foto: Alex Pazuello/Secom)

Manaus (AM) – O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), afirmou nesta terça-feira (11) que não compareceu à leitura da Mensagem Governamental na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), realizada no dia 3 de fevereiro, por falta de convite.

Em suas declarações, ele sugeriu que a ausência do convite pode ter sido resultado de um erro da equipe de organização ou, em um cenário mais grave, um desrespeito proposital.

“Não participei do evento na Assembleia porque, infelizmente, não fui convidado e imputo isso a uma falha do cerimonial, porque se foi deliberado mesmo, a gente está diante de uma explícita incivilidade institucional, despreparo e inaptidão para quem exerce altas funções de Estado”, frisou.

Procurada pela reportagem, a Aleam não se manifestou. O espaço continua aberto para esclarecimentos.

Peça-chave

O vice-governador tem desempenhado um papel central na articulação política entre o governo estadual e a Prefeitura de Manaus. Mas a parceria entre ele e o prefeito não é recente, já que fazem parte do mesmo partido, o Avante.

Suas movimentações políticas o puseram nas posições que ocupa hoje. Foi ele o responsável pela construção do plano de governo do prefeito para a disputa pela reeleição em 2024 e foi o coordenador-geral da campanha de Almeida.

Tadeu de Souza é considerado peça-chave nas alianças políticas entre David e o governador Wilson Lima (UB).

Nas eleições de 2022, David Almeida o indicou para compor a chapa de Wilson Lima como vice-governador. Na época, havia a expectativa de que, em 2024, Wilson retribuiria o apoio, indicando um nome para vice na chapa de David.

No entanto, o cenário mudou: Wilson optou por romper a aliança e lançou o deputado estadual Roberto Cidade (UB) como candidato à Prefeitura de Manaus. A estratégia, porém, não surtiu o efeito esperado, e Cidade terminou a disputa como o quarto colocado, vendo David Almeida vitorioso para mais um mandato como prefeito.

Independência política e futuro

Apesar do rompimento entre Wilson Lima e David Almeida, Tadeu de Souza manteve seu apoio ao prefeito de Manaus, demonstrando independência política em relação ao governador; mas, nos últimos meses, observou-se que ele ficou “apagado” no governo Lima.

Agora, Tadeu mira novos desafios. Ele tem interesse em disputar o governo do Amazonas nas próximas eleições, mas depende da aprovação do Avante e do apoio de aliados influentes, como os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), com quem seu grupo tem firmado alianças políticas.

 

LEIA MAIS: